logo RCN

REVOLUÇÃO EDUCACIONAL

Professor Washington Adriano da Silva

 

 
 
                                         Professor Washington Adriano da Silva
 
Os docentes, no Brasil, precisam urgentemente de uma profunda reforma motivacional. As escolas estão repletas de profissionais competentes, porém, vítimas de uma desvalorização humilhante. Isso vem causando uma inércia intelectual que parece ter tomado conta do espaço educacional. Não há inovações. A educação evolui pouco, muito aquém daquilo que deveria ter evoluído ao longo da história e em relação ao processo evolutivo que a sociedade presencia hoje. É incompatível manter a instituição escolar assim tão primitiva, enquanto o mundo da globalização apresenta um universo de alternativas, tanto no ramo tecnológico quanto no campo das relações interpessoais. Nessa seara só a mudança pro ativa do professor pode ter um papel predominante para buscar reverter o quadro lamentável da educação brasileira.
O descaso político com a educação é um fator inegável para a construção do estado caótico no qual nossas instituições públicas de ensino básico estão mergulhadas. Mais emblemático que o velho discurso do povo ignorante fácil de ser dominado, é a constatação de que a ignorância leva uma nação ao completo fracasso. Derrota essa que atingirá pobres e ricos, intelectuais e incultos. Nesse contexto é importante rever os parâmetros conceituais da formação educacional no Brasil. Esperar essa revolução no plano político é literalmente uma utopia. Valorizar o professor, financeira e emocionalmente, provocará um processo reformulador nas relações educacionais, visando a construção de um novo projeto educacional, o qual repercutirá nos fundamentos pedagógicos das escolas.
Assim, mais do que a preocupação de expandir a oferta do ensino, é preciso debruçar-se sobre a qualidade da atividade docente. De nada adianta oportunizar mais salas de aula, uma infinidade de cursos pelo país a fora se a peça fundamental dessa transformação encontra-se aniquilada, tamanho o descaso. Isso independe de governos. Depende de cada um de nós, inclusive, dos próprios professores. Reabilitar a atuação do professor deve ser uma luta da sociedade contemporânea. Nesse dia do professor, mais do que presentes e comemorações, precisamos voltar nosso olhar para o resultado desse processo beligerante de deformação educacional. Formou gerações inteiras de indivíduos incapazes, os quais não transcendem sua existência e não redimensionam o meio em que estão inseridos. O professor pode ir além disso. A vida nos oferece dois caminhos: resignação ou revolução. Resignar-se significa ser conivente com o que está posto. Mas ser professor é ser artífice da construção revolucionária. Portanto vamos à luta! Parabéns professores e professoras. Sem vocês o mundo não seria o mesmo e com vocês ele jamais será o mesmo!
 
 
A EEB Mater Dolorum parabeniza todos os professores e em especial o corpo docente de sua escola.
PROJETO DE IPIRA NA MOSTRA NACIONAL DE SAÚDE Anterior

PROJETO DE IPIRA NA MOSTRA NACIONAL DE SAÚDE

PISCINÃO X SOCIEDADE Próximo

PISCINÃO X SOCIEDADE

Deixe seu comentário