Podemos fortalece atuação em Jacinto Machado com nova presidência |
Ritual católico

Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal realiza a procissão de Cristo morto
A Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal realizou o seu ritual católico, sendo a procissão de Cristo morto, com início às 18h30min, saindo da Praça Pio XII, na cidade de Ouro, depois percorrendo por algumas ruas de Capinzal até chegar à Igreja Matriz.
Capinzal e Ouro são cidades coirmãs, separadas pelas águas do Rio do Peixe, por isto a procissão iniciou em território Ourense e os fiéis seguiram pelas ruas centrais de ambas comunidades até chegar à Igreja Matriz, quando o trânsito de veículos automotores foi controlado pela Polícia Militar, proporcionando segurança, o que caracteriza um trabalho preventivo, principalmente, não permitindo usar a passarela metálica.
No percurso os fiéis andaram com velas tendo muita devoção, inclusive, a caminhada também serviu para reflexão e pagar penitencias, ainda agradecer pelas conquistas, vitórias e superações.
A via-sacra é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório (Tribunal) até o Calvário (elevação /monte); consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.
Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:
1ª Estação: Jesus é condenado à morte;
2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas;
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez;
4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe;
5ª Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus;
6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus;
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez;
8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez;
10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes;
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz;
12ª Estação: Jesus morre na cruz;
13ª Estação: Jesus é descido da cruz;
14ª Estação: Jesus é Sepultado. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O correto da via-sacra é até a 15ª estação: A ressurreição de Jesus. (Fonte: buscapelafe.zip.net).
Para o bem da informação e do conhecimento, pesquisamos e estamos através da Wikipédia, a enciclopédia livre, esclarecendo por que dá via-sacra.
A Sexta-feira Santa é considerada uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o segundo dia do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica.
Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria católica.
Na Sexta-feira da Paixão, em procissões em todo o Brasil, os católicos relembraram a crucificação de Cristo em momento de luto, reflexão e renovação.
Aldo Azevedo / jornalista profissional 0004070
Deixe seu comentário