SDR Campos Novos
SDR Campos Novos participa do Projeto Energia do Futuro da Celesc
Campos Novos (21/10/2008) ? A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, aderiu ao Projeto Energia do Futuro, realizado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O trabalho visa à capacitação de agentes para produção e instalação de aquecedores solares, construídos a partir de materiais recicláveis.
A capacitação dos primeiros multiplicadores do projeto na regional de Campos Novos iniciou nesta terça-feira (21), com a realização de uma oficina direcionada a professores e alunos das Escolas Paulo Blasi e Henrique Rupp Júnior. Serão cerca de 16 horas de trabalhos práticos, coordenados pela assistente social da Celesc, Ana Paula Paza e por técnicos da estatal. ?Com esse projeto pretendemos gerar economia de energia elétrica e, por conseqüência a preservação ambiental?, afirmou Ana Paula.
A assistente social explica que para a confecção do aquecedor solar são utilizados materiais como garrafas pet, caixas de leite longa vida e canos de pvc ? produtos que, abandonados na natureza, causam grande impacto ambiental. Conforme Ana Paula, estudos científicos comprovam que o aquecedor solar construído a partir desses mateirias é eficiente e, além de ecologicamente correto, já se configura em uma alternativa de renda para muitas famílias na sua produção.
O diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Alaor Götz, e o gerente de Educação, José Fabrico Melo, acompanharam com entusiasmo a oficina realizada pela Celesc com participação de professores da rede estadual. ?Vamos instalar um aquecedor desses na Escola Henrique Rupp Júnior, que servirá como modelo para as outras escolas e para toda a comunidade escolar. Pretendemos levar essa idéia em frente e divulgá-la em todos os municípios da nossa SDR?, afirmou Alaor Götz.
A iniciativa de realizar o Projeto Energia do Futuro através da Secretaria Regional também faz parte do projeto permanente de educação ambiental, implantado no início deste ano pela Gerência de Educação.
Deixe seu comentário