logo RCN

Setor Produtivo

Cresol levando conhecimento e investimentos aos associados

      No dia 24 de maio de 2007 a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Ouro - CRESOL iniciou o curso com duração de 800 horas aulas, com três anos de duração, com o principal assunto nos dias de hoje, na Gestão em Desenvolvimento, com ênfase no Cooperativismo. O Curso de Telesala no início foi ministrado no auditório da Escola Felisberto Dutra, no Parque Jardim Ouro e na última segunda-feira ocorreu no salão de festa da localidade de Linha São Paulo, direcionado aos agricultores e seus respectivos filhos, totalizando 43 alunos. 

Os parceiros desse projeto é a Central Cresol Baser de Francisco Beltrão, Base Regional de Serviços Meio Oeste (SC) de Abelardo Luz, Prefeitura de Ouro e a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. O orientador do curso, professor Sérgio Durigon, tendo o objetivo principal proporcionar técnicas de desenvoltura e desenvolvimento das Unidades de Produção e Vida Familiar - UPVF na agricultura. O diretor da Cresol Ouro é Irineu Caetano Lovatel, que dentro da medida do possível procura proporcionar conhecimentos aos empresários rurais e acesso ao crédito para o incremento da propriedade, tornando-as competitivas e produtivas. Na noite da última segunda-feira, encerraram o terceiro ano consecutivo do curso, totalizou 600 horas concluídas e para 2009 restam as outras 200 horas, sendo um curso organizado e patrocinado pela Cresol do município de Ouro. 

Neste período foram três anos de curso e já dá para observar o crescimento e participação de cada aluno, pois a sistemática trabalhada proporciona a que todos os educandos sempre tenham aprendizado, pois ao mesmo tempo que aprendem estão ensinando. Para um melhor conhecimento é exibido uma hora de ensinamento através de DVD, com aulas prontas viabilizadas através da Cresol por meio do Instituto de Formação e de Cooperativismo Solidário em conjunto com os professores de cada região. Após se trabalha a interação entre todos, sendo neste momento que se percebe o crescimento e desenvoltura dentro do setor. As aulas são ministradas de forma semanal, as segundas-feiras, duas horas de trabalho, onde os alunos têm a oportunidade de implantar nas propriedades rurais a gestão de negócios e dos investimentos, aliando muito bem teoria e prática. A Cresol proporciona além da questão financeira e monetária, acompanha se o investimento está sendo feito adequadamente, abrindo acesso às políticas pública do Governo Federal em prol de seus associados.

O trabalho de expansão da Cresol é feita por três pessoas, duas em SC, Sérgio Durigon no Meio Oeste e no litoral e outro no Paraná, os quais são articuladores. Durigon tem a sua base em Francisco Beltrão, região que compreende oito cooperativas, coordenada através de Abelardo Luz. Inicialmente tinham como meta atingir quatro postos de atendimentos neste ano de 2008, conseguiram o de Herval d?Oeste, Galvão e de Vargeão, neste mês de dezembro, dia 19, o quarto será na cidade de Lageado Grande, pertencente a Xaxim. A previsão somente na base do Meio Oeste estar implantando mais oito postos de atendimentos, voltado mais especificamente à agricultura familiar catarinense. Durigon dentro do processo de expansão tem contrato compreende 2008 a 2010, são três anos para atuar fortemente nesta área de novos postos de atendimentos, está tendo uma credibilidade muito forte em SC e PR, portanto, acredita num maior crescimento da Cresol devido ao atendimento e acessibilidade ao cliente rural. Segundo Durigon, o curso de gestão e cooperativismo da Cresol reiniciará as atividades no mês de março e concluíram em dezembro.

Para César Prando, um dos alunos agricultores do curso, vem tirando proveito na propriedade rural, colocando em prática a aprendizagem possibilitando excelentes resultados. Para ele, é uma oportunidade de obter nova visão e reverter o conhecimento em prol do aprimoramento da propriedade rural, sendo cada vez mais produtiva no sistema de cooperativismo em termos de organização e comercialização. ?O curso nos dá confiança e certeza de que o sistema cooperativismo também beneficia o produtor e não como aquele direcionado mais a cooperativa, pois é das pequenas cooperativas que o produtor consegue crescer?.

 

Cresol comprometida com o setor primário: produção agropecuária e com as famílias rurais.

 

   

 

 

 

 

 

Anterior

PASSOS DO GENTIL

Próximo

Almoço

Deixe seu comentário