Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
Realiza debate sobre o diploma para exercer a profissão
O Sindicato dos Jornalistas dando andamento às atividades na região Oeste catarinense, na segunda-feira (27), às 19h30, realizou uma conversa com os estudantes do curso de jornalismo da Universidade do Contestado ? UnC de Concórdia. O objetivo era falar sobre a profissão na atividade, exercida na imprensa.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rubens Lunge, acompanhado do delegado Regional de Concórdia, Francisco Ribeiro, conhecido como Chico, reuniram-se no Laboratório de Informática com os alunos e professores, quando debateram a profissão. O tema principal foi a defesa da formação e na regulamentação profissional. Dirigentes do SJSC periodicamente vêm realizando essas discussões em 14 municípios de Santa Catarina, onde existem universidades com curso de jornalismo.
Para o jornalista Lunge, os que estão no mercado de trabalho e não têm o curso universitário, é importante procurarem fazer a qualificação profissional através do ensino superior, amparado nisto: Jornalista por formação... Melhor para o jornalismo... Melhor para a sociedade (Campanha Nacional pela informação de qualidade). Também fez a entrega do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, onde traz artigos do direito à informação, da conduta profissional do jornalista, da responsabilidade profissional do jornalista, das relações profissionais, da aplicação do Código de Ética e disposições finais.
O coordenador do Curso de Jornalismo, Douglas Fortes, organizou o encontro dos Sindicalistas com acadêmicos, visando ainda mais a qualificação profissional como uma excelente ferramenta de trabalho, conciliando a teoria e prática para o bem da informação.
Douglas, Chico e Lunge.
Deixe seu comentário