logo RCN

Sindrome de Burnout em Professores

Síndrome

      Desânimo e desgosto com o trabalho, preocupação e insatisfações generalizadas, perda de controle e humor irritadiço... Indiferença e frieza emocional... Pressões, consomem sua energia física e também mental... Desestabilizam até o mais experiente profissional, e o faz perder o autocontrole.

A própria pessoa se desconhece, ai começa o absenteísmo, faltas freqüentes e licenças médicas recorrentes, aí sim é preciso realmente recorrer ao médico.

É preciso cuidar da alimentação, fazer psicoterapia, cuidar do corpo....

RESPIRE....

RELAXE...

ALONGUE...

Fortaleça os vínculos de amizade.... assim recobrará a saúde.

 

?Assim como os profissionais da área da saúde e segurança, os educadores ocupam importante papel na sociedade, pois lidam não apenas com o complexo processo ensino-aprendizagem, mas com a formação integral de todos os envolvidos nesse processo. Portanto, para que haja qualidade no processo ensino-aprendizagem e, conseqüentemente na formação integral dos educandos é preciso que haja, primeiro, qualidade de vida para os educadores?.  (Chafic Jbeili)

 

O termo BURNOUT foi utilizado como força de gíria em 1940 por militares e engenheiros mecânicos para designar uma pane geral em turbinas de jatos que ?pifavam?.

Posteriormente, a gíria BURNOUT foi utilizada por profissionais da área da saúde para designar o estado extremamente debilitado e comprometido dos usuários de drogas, a associação do termo BURNOUT ao estado de estafa por estresse crônico só aconteceu em 1974 quando o psiquiatra Herbert Freudenberger publicou um artigo no Journal of Social Issues, depois de observar extremo estresse em médicos residentes.

Atualmente, o termo é utilizado por especialistas da saúde mental para designar um estado avançado de estresse, cuja causa é, exclusivamente, o ambiente de trabalho.

 

Segundo Especialistas para combater esta síndrome é necessário:

Organizar seu dia: Deixe intervalos importantes entre uma atividade e outra;

Saber diferenciar competência de competição: Procure ser mais cooperativo do que competitivo;

Promova ou busque qualidade nas suas relações interpessoais;

Procure fazer algum tipo de atividade física dirigida e bem acompanhada;

Mude seu estilo de vida: Repense o espaço que o trabalho ocupa em sua vida;

Reveja seus conceitos: Adote hábitos alimentares saudáveis;

Reorganize o seu tempo e suas atividades, colocando harmonia entre as áreas chaves da vida, afinal cada um deve viver do jeito que gostaria de ser lembrado!


Cleiton Massucato - Personal Trainner - CREF03: 10414-G/SC
Equipe Fisiotrainner Fitness e Musculação

Anterior

Vigilância Sanitária de Ipira tem plano de ação aprovado

Próximo

Escola Silvio Santos

Deixe seu comentário