FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos. Energia Hidroelétrica
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
Energia Hidroelétrica
Somente no ano de 1934/1935 é que entrou em funcionamento a Usina Hidroelétrica Força e Luz, de propriedade de José Zortéa.
Com o fornecimento de energia elétrica, houve algumas comodidades, porém essa usina hidroelétrica era de corrente continua e monofásica, o que dificultava a instalação de indústrias no distrito.
Além disso, a sua localização era muito próxima à margem do Rio do Peixe, ficando vulnerável às vazantes, as quais frequentemente causavam queda de energia elétrica, condição nefasta à pretensão de qualquer indústria que estivesse interessada em se estabelecer no distrito.
Em 1942, o jornal “A Tribuna”, de Joaçaba, publica, em uma matéria sobre energia elétrica no distrito de Rio Capinzal, uma carta enviada pelo empresário Geovarina.⁸
Esse empresário pretendia instalar uma fábrica de vinho de laranja. Inclusive, a dizia que ele já havia adquirido o maquinário em São Paulo e que já estava pronto para montar tudo.
Entretanto, foi alertado pelo técnico sobre a impossibilidade de funcionar com a energia elétrica continua e monofásica.
E foi mais fundo na missiva que enviou ao periódico “A Tribuna”, alertando que a usina localizada à margem direita do Rio do Peixe estava sujeita a enchentes e vazantes. Reafirmou que a corrente contínua prejudicava a instalação de fábrica e outro tipo de indústria. Se fosse corrente alternada e bifásica ou trifásica, era “outra história”. Por esses motivos, não seria possível estabelecer a fábrica de vinho de laranja no distrito.
Essa explanação foi no sentido de comunicar que a fábrica de vinho de laranja não poderia funcionar no distrito de Capinzal.
A energia elétrica impediu que outras indústrias se estabelecessem no distrito. A empresa era Geovarina & Cia. Ltda.
Obs: A saúde pública colônia e distrito
ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário