logo RCN

ZORTÉA

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

“Construindo diretrizes da política e do plano decenal”, esse foi o tema da I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Diretoria de Bem-Estar Social e Habitação. A conferência foi realizada na sexta-feira (10), no auditório do Grupo Escolar Municipal Horizonte núcleo I e contou com a presença de alunos, autoridades, representantes das secretarias municipais, membros do Conselho Tutelar e demais entidades. Houve apresentações culturais do grupo de dança municipal de Zortéa e dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Major Cipriano Rodrigues de Almeida.

A mesa oficial da conferência foi composta pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Edna Aparecida de Oliveira; a diretora de Bem-Estar Social e Habitação, Cássia Romani; a presidente da Câmera de Vereadores, Maria Roseli Susin; o prefeito Paulo Francescki; representantes dos adolescentes Kauane Almeida, secretária Executiva da AMPLASC, Neuza Rauen e o promotor Eder Cristiano.

O evento proporcionou a todos os participantes refletirem sobre os desafios relacionados à infância e à adolescência, de modo a encontrar alternativas para melhorar a qualidade de vida.

Na parte da manhã foi realizada a conferência “Consolidando Diretrizes da Política e do Plano Decenal”, com as advogadas Ana Paula Santos Moretto e Zeli Terezinha Dariva; logo após, foi formada a mesa redonda para debater os cinco eixos temáticos: Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania; Gestão da política, visando uma reflexão com a sociedade e o governo com o objetivo de promover a ampliação da participação, do controle social.

Depois das informações obtidas na primeira etapa do evento, à tarde; todos os participantes dividiram-se em grupos e iniciaram os trabalhos para definir as propostas em torno da garantia dos direitos de crianças e adolescentes que dará maior legitimidade aos encaminhamentos e às deliberações em âmbito nacional. Também ficaram definidos os delegados representantes do município para a VIII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

 

Anterior

AGRADECIMENTO

Próximo

EDITORIAL

Deixe seu comentário