Melhorias na Saúde em Capinzal: Reformulações, Expansão de Serviços e Novas Unidades |
Luiz Henrique apresenta balanço da estiagem em SC
Luiz Henrique apresenta balanço da estiagem em SC ao ministro Ciro Gomes
Florianópolis, 08/03/2005
Santa Catarina projeta para este momento perdas na agricultura que já somam R$ 656,1 milhões, e devem aumentar se confirmadas as previsões de chuva abaixo da média para o próximo período. Com 125 municípios municípios em Situação de Emergência e um em Estado de Calamidade Pública, cerca de 1,5 milhão de pessoas estão sendo atingidas pela estiagem. Estas informações fazem parte do relatório apresentado pelo governador Luiz
Henrique, nesta terça-feira (8), ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, em Brasília. \"Temos que resolver juntos este problema causado pela pior estiagem dos últimos 43 anos\", disse Luiz Henrique ao ministro.
O Governo de Santa Catarina elaborou um Plano Emergencial, também entregue
ao ministro, que busca integrar as ações de socorro e assistência, sob uma ótica de desenvolvimento sustentável, para a redução das vulnerabilidades das regiões atingidas. Fazem parte deste Plano reivindicações de trabalhadores rurais, como a renogociação de todos os financiamentos de custeio dos agricultores atingidos, extensão do seguro renda de manutenção (Proagro Mais) a todos os agricultores familiares atingidos pela estiagem,
criar uma linha de crédito de custeio agropecuário e desenvolver ações imediatas de abastecimento de água.
O ministro agendou para a próxima quinta-feira (10), às 14 horas, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, reunião entre o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa e a Comissão Interministerial do governo Federal que trata do assunto, representantes da Fecam e de entidades de classe do setor. No encontro, os participantes irão apresentar uma avaliação final sobre o quadro da seca no Estado.
Além do governador Luiz Henrique e do secretário Moacir Sopelsa, também participaram da reunião desta terça-feira o presidente da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), Neodir Saretta; o secretário-executivo da Articulação Nacional, Valdir Colatto; o deputado Rogério Mendonça; cerca de 40 prefeitos de SC; e diretores da Secretaria da Fazenda.
Deixe seu comentário