Vacina da gripe disponível para toda população neste sábado no Dia D |
Vereador Farias apresenta projeto sobre água
Vereador Farias apresenta projeto visando conter desperdícios de água
Na data de 04 de junho de 2002, portanto, há um ano e três meses, o vereador Wilson Luiz Farias (PP) entrou com um Projeto Legislativo de nº003/2002, sendo que o mesmo dispõe sobre a instalação de dispositivos hidráulicos visando o controle e redução do consumo de água e dá outras providências.
A intenção é tornar obrigatório no município de Capinzal a instalação de dispositivos hidráulicos visando o controle e redução do consumo de água, em todos os empreendimentos imobiliários públicos e privados não residenciais que venham a ser construídos a partir desta lei.
Os dispositivos consistem em:
a) Torneiras para pias, registros para chuveiros e válvulas para mictórios acionados manualmente e com ciclo de fechamento automático ou acionados por sensor de proximidade.
b) Torneiras com acionamento restrito para áreas externas e serviços.
c) Bacias sanitárias com volume de descarga reduzida (VDR).
A instalação dos equipamentos economizadores de água será projetado e executada de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, inclusive, regulamentos do órgão local responsável pelo abastecimento e as disposições desta lei.
Fica o Poder Executivo autorizado a determinar a adoção de tecnologia diversa, desde que o controle de consumo atingido seja igual ou superior ao proporcionado, além disto é obrigatória à apresentação de projetos hidráulicos aprovados pelo órgão competente para a emissão do alvará de construção. Todos os projetos hidráulicos somente serão aprovados pelo órgão competente se preencherem os requisitos necessários. Ainda é obrigatório à adoção de medidas educativas destinadas ao aproveitamento racional dos recursos hídricos, cujas diretrizes serão estabelecidas pelo Poder Executivo.
Justificativa do Projeto:
O problema vem sendo seriamente debatido e difundido principalmente com referência à água, a situação dos recursos hídricos hoje no mundo é um bem cada vez mais precioso devido ao comprometimento de sua pureza e a conseqüente escassez para o consumo humano.
Dados nos comprovam que 46% de água coletada e tratada se perde ao longo de todo o ciclo de abastecimento devido a sistemas ineficientes gerando um volume de perda física e financeira elevado (dados Brasil).
Hoje a cada 05 pessoas 01 não tem acesso a água, projeção para 2025 a cada 06 pessoas 03 terá acesso à água e para 2050 a cada 08 pessoas 06 não terão acesso à água. Tomamos conta desta realidade ou pagaremos o preço num futuro próximo.
O mercado brasileiro hoje dispõe de produtos com fechamento automático que reduz comprovadamente 77% o consumo de água evitando o desperdício. Produtos indicados para locais públicos evitando decisivamente o desperdício de alguns milhões de litros de água.
?Estou propondo este projeto com o objetivo de transformá-lo em ato normativo que com certeza reduza o desperdício da nossa água?; argumentou Wilson Luiz Farias.
O povo carece de idéias promissoras, mas no caso do Vereador Farias, as sugestões são muitas, porém, lamentavelmente muitas delas não foram colocadas em prática, o que deixa de servir a comunidade como um todo. Sugestões como estas, realmente devem ser fomentadas, pois é uma questão que favorece a coletividade e não uma minoria. O consenso é preciso e se faz necessário, principalmente, no tocante sintonia entre as siglas partidárias.
.
Deixe seu comentário