Aniversário da Biblioteca Pública de Concórdia e entrega do Prêmio Leitor assíduo |
Alunos visitam Centro de Compostagem de Campos Novos
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Centro de Compostagem de Campos Novos
Na terça-feira, dia 15 de junho, estudantes do 9º ano da Escola Santa Julia Billiart realizaram uma visita guiada pelo Centro de Compostagem de Campos Novos, para conhecimento de todos os projetos da Central.
A visita foi acompanhada pelo prefeito municipal em exercício, Gilmar Marco Pereira, que conversou com os estudantes. "Tudo o que nós temos hoje, a água limpa, a luz em casa, a possibilidade de escovar os dentes, de tomar banho, tudo isso era um sonho de nossos avós, que não tinham nada disso. Hoje, recebemos tudo isso em nossas casas com muita facilidade, e é nosso dever pensar em como nossos filhos, netos, bisnetos irão receber. É obrigação nossa cuidar no meio ambiente e é exatamente isso que fazemos aqui na Central de Compostagem."
Inicialmente, os alunos conheceram o container dos Ecopontos, que estão também distribuídos pelas escolas da cidade. Visitaram também o local onde são descartados os lixos eletrônicos, como televisores, computadores, lâmpadas e que tem como destino de alguns de seus componentes o Japão.
A segunda etapa foi para conhecer as leiras de decomposição, nas quais são depositados os restos orgânicos que são recebidos das empresas, restaurantes, hotéis e escolas. Eles permanecem em decomposição por aproximadamente 45 dias, quando de transformam naturalmente em material orgânico, utilizado como adubo, e que é utilizado em hortas da prefeitura, jardinagem de praças, além de poder ser retirado pelas pessoas.
Campos Novos Sustentável reconhecido em nível estadual - Na última sexta-feira, dia 11 de junho, representantes de Campos Novos estiveram na cidade de Florianópolis para apresentar as práticas da cidade no Fórum Estadual do Lixo Zero.
As ações do município foram reconhecidas entre as 7 melhores do estado de Santa Catarina em sustentabilidade. O prefeito em exercício Gilmar Marco Pereira, que acompanhou a delegação, demonstrou sua felicidade em ver o reconhecimento: "Assumimos o governo no dia 1º de janeiro de 2017 e já no dia 04 fomos notificados pelo Ministério Público para que resolvesse o problema do então lixão clandestino, localizado no Loteamento do Faedo, e que se arrastava por anos sem resolução. Sem desespero, e com muito planejamento, transformamos não só o lixão, mas também a realidade de toda aquela comunidade. E hoje estamos apresentando nossa história para todo o Brasil", concluiu o Marco.
No dia 22 de junho, a comitiva Camponovense irá até Brasília, onde irá apresentar o Centro de Compostagem para todo o país, como case de sucesso nacional na área de sustentabilidade.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Centro de Compostagem de Campos Novos
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Centro de Compostagem de Campos Novos
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Centro de Compostagem de Campos Novos
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Centro de Compostagem de Campos Novos
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Centro de Compostagem de Campos Novos
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Centro de Compostagem de Campos Novos
Deixe seu comentário