logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Histórias da Terra XIII

Pela Professora Evani M. L. Riffel

Histórias da Terra XIII

Pela Professora Evani M. L. Riffel

      Caro leitor/a, cabe aqui uma introdução do tema “Histórias da Terra”, narrando e recontando histórias de nossa querida Terra Capinzal nos tempos de dantes, em capítulos e curiosos.

Em epítome, Distrito de Rio Capinzalsua colonização, velhos usos e costumes; livro escrito pelo memorável advogado, escritor e historiador Vitor Almeida, nato capinzalense. Livro este que abro para releitura de textos que remetem a formação cultural da nossa querida terra de Capinzal. As contribuições vêm desde os tempos de Campo Bonito. Tempo em que nossa Terra era mata densa, passagem de tropeiros e morada de indígenas.

Vitória, vitória... lá vem a história... A saudar memórias...da Terra!!!

BICAS CONDUZIAM A ÁGUA PARA USO DOMÉSTICO

      Em longínquos tempos, na Villa de Rio Capinzal a água de consumo doméstico nas fazendas era conduzida da reserva da fonte, (poços),                                                                   até próximo à propriedade, geralmente por bicas .

-BICAS?...

      Tratava-se de  uma forma rudimentar de conduzir a água dos poços até próximo a propriedade, fazenda ou moradia, eram nada mais, nada menos, que troncos de palmeiras ou bicas de tábuas em formato a conduzir o precioso e indispensável líquido ao consumo.

      Diz o historiador que a água surpreendentemente não era encanada dentro da residência do fazendeiro e nem até junto das instalações que abrigavam os animais, ou seja, estrebaria, chiqueiro, galinheiro, estábulo. Da bica seguia em baldes, vasilhas nas mãos dos peões responsáveis pelo cuidado e trato dos animais.

      Historicamente o fato pode se justificar por um costume mantido dos antepassados, é claro, até quando vingou a ideia de encanar a água dentro das residências e junto aos animais. Não está claro na história se não existiam canos de PVC, mas existiam já os canos de ferro. Segundo pesquisa os canos PVC no Brasil tiveram uso registrado a partir de 1955. Os canos de ferro já eram amplamente usados no início do século XX.

      Nos caminhos da colonização e do progresso a preocupação de aliviar o trabalho foi chegando e hoje abrimos as torneiras da casa e a água está na mão....

... Porém, a preocupação atual é com a economia e bom uso da água potável...

 ... Façamos, portanto, o uso prático junto do uso sustentável do precioso líquido indispensável à vida no Planeta terra!

Acervo do museu: Vitor Almeida na Caverna do Havaí - nascente de água  ali localizada.

O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Histórias da Terra XIII Anterior

Histórias da Terra XIII

É bom saber  - NOSSA VIDA COM VALORES Próximo

É bom saber - NOSSA VIDA COM VALORES

Deixe seu comentário