Por Luiz Carlos Amorim - Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, completando 45 anos de trajetória em 2025, editor das revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, Cadeira 19 na Academia Sulbrasileira de Letras e cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura. https://luizcarlosamorim.blogspot.com/
Estamos em setembro e neste mês temos a Semana Internacional do Livro, que começa no dia 23 e vai até o dia 29 de setembro. Uma semana inteira para comemorarmos o livro, este objeto mágico que perpetua personagens e lugares, que nos leva a viajar em histórias e fantasias. Um objeto mágico e encantando que nos traz cultura e diversão.
Pois então, estamos vivendo o pico de uma revolução na publicação e na leitura de livros. O livro digital, ou e-book, chegou há já algum tempo, prometeu substituir o livro tradicional de papel impresso, mas não foi bem assim que as coisas aconteceram. Os últimos tempos marcaram uma substancial mudança nos hábitos de ler, pois as novas tecnologias de publicação e leitura de livros passaram a ser mais usadas. Temos e-readers, como o Kinder, temos os tablets, que além de leitores de livros eletrônicos são pequenos computadores que fazem de tudo e temos os smartfones, que também podem ser usados para ler livros.
A verdade é que, com tantas opções, os livros digitais também já têm maior acervo em oferta. As editoras dos livros tradicionais estão oferecendo seus livros também em formato digital. E eles vendem muito bem, quase tanto quanto o livro físico, impresso.
Comprovadamente, o livro como o conhecemos, de papel impresso, continua forte e vendendo cada vez mais. O e-book também vende bem, pois é mais barato e não ocupa lugar, pode ir com a gente a qualquer lugar no nosso celular. Apesar de se constituir em uma evolução no nosso hábito de ler, uma opção a mais para o leitor, o livro tradicional vai continuar firme e forte . O que está acontecendo é que os dois convivem em harmonia. E isso é muito bom.
Com a informática a serviço da leitura, esperamos que o hábito de ler se intensifique, até porque além do livro tradicional e do livro digital, temos também o áudio-livro, que possibilita aos deficientes visuais serem também consumidores de literatura. O audiolivro facilita, também, àqueles que não têm tempo para ler, a oportunidade de ouvir bons textos enquanto fazem outra coisa.
Então talvez possamos comemorar tanta tecnologia a serviço da leitura, não esquecendo que o livro físico, aquele que podemos folhear, rabiscar e ler sem dependência de nenhuma fonte de energia, a não ser a nossa visão e a vontade de ler, continuará competitivo no mercado.
Em comemoração à Semana do Livro, podemos repetir o que foi feito em um ano anterior, pela internet: uma campanha meritória, que intimava a se pegar um livro qualquer e ler alguma coisa dele, o que pode nos incentivar a lê-lo todo: “Pegue o livro que estiver ao seu alcance ou aquele que você está lendo agora, ou ainda o que mais goste e abra na página 57 e copie uma frase ou um parágrafo dessa página – e coloque no Face, ou em outro programa de relacionamento. Simples assim. Conclua mencionando a obra e o autor.” Outra campanha excelente é aquela que sugere que pequemos livros de nossa autoria ou aqueles que já lemos e os “esqueçamos em diversos lugares, como bancos de praça, de aeroportos, de cinemas, de bares, de restaurantes, de ônibus, etc., para que outras pessoas o encontrem e o leiam, com uma mensagem na primeira página, explicando que o livro é para ser levado e lido e depois passado adiante.
Não é interessante? Um pouco de motivação para a gente ler alguma coisa, ler mais, descobrir novos autores, um desafio a conhecermos novas obras.
Então, se você encontrar algum livro “abandonado” ou um trechinho de algum romance ou de qualquer outro gênero de literatura em programas como Face ou outro, leia. Isso pode lhe trazer novas perspectivas de leitura e de visão de mundo. Comemore a Semana do Livro lendo.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário