logo RCN

A imprensa ainda é o melhor conteúdo de conhecimento

Editorial

 A cidadania de constrói com informação. Quem se informa passa a conhecer seus direitos e é capaz de fazer as melhores escolhas para construir a sociedade na qual quer viver. No Brasil, esses direitos ganham força após a Constituição de 1988. Para ajudar o brasileiro a exercer sua cidadania plena e atuar coletivamente para a melhoria das condições de vida no país.

Na Constituição Federal essas garantias se traduzem como o direito à vida, à liberdade, á igualdade, à segurança e à propriedade. A Carta Magna de 1988 assegura também um conjunto expressivo de direitos coletivos ou sociais, como o direito à saúde, ao trabalho, à moradia, ao lazer. Prevê ainda uma série de direitos difusos, cujos titulares são a sociedade e, portanto, não podem ser claramente especificados, como o direito à paz, ao meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado e ao uso dos bens de domínio público.

Em uma democracia representativa os cidadãos exercem seus direitos políticos por meio do voto, da liberdade de organização partidária e de expressão.  Fonte: Guia da Cidadania, Almanaque Abril 2001.

Cidadão aproveite seu tempo, lendo jornal, revista, ouvindo rádio, assistindo televisão, acessando a Internet, mas, sempre buscando conhecimento e jamais desperdiçando a oportunidade deixando de aproveitar essas ferramentas informativas favorecendo em termos de informações.  

 

 

Anterior

Editorial

Próximo

Cidadania se constrói com informação

Deixe seu comentário