logo RCN

Ataques de cães a carteiros

Agência de Correios e Telégrafos

      O ataque violento de cão contra um carteiro que estava trabalhando, fez com que Agência de Correios e Telégrafos encaminhasse para a imprensa uma nota de repúdio e esclarecimento assim intitulado: ?Ataques de cães a carteiro, 22 casos registrados só em 2008?.

No dia 04 de junho, em Santo Amaro da Imperatriz (SC), um cão atacou carteiro que estava trabalhando. O carteiro foi hospitalizado para cirurgia, de tão violento que foi o ataque.

No período de janeiro a maio de 2008, já foram registrados 22 ataques de cães a carteiros em Santa Catarina, o que provocou o afastamento do trabalho de oito carteiros. Cada ataque gera prejuízos não apenas à pessoa agredida, mas também a todos os membros atendidos pela vítima, já que o carteiro fica afastado do trabalho por vários dias, enquanto se recupera e é ele quem tem o conhecimento detalhado da área atendida e conhece as pessoas pelo nome e os endereços mais difíceis. Nenhum substituto consegue realizar o trabalho dele, antes de muitos dias de aprendizado. Enquanto isso, correspondências podem ser desenvolvidas, antes que o substituto possa identificar o destinatário.

O mais preocupante é que o número de acidentes causados por cães aos condutores de motocicletas e bicicletas dos Correios, são ainda mais alarmantes.

Lembramos que os proprietários dos cães estão passíveis de punições de acordo com a lei, caso haja dano físico ou material, no caso de ataque de seus animais. Não só a pessoa atacada pode processar o proprietário, mas também os Correios podem fazê-lo, por conta dos prejuízos causados.

Os Correios solicitam aos proprietários de cães de qualquer tamanho que tomem os devidos cuidados, mantendo seus animais em adequadas condições de contenção, evitando que os mesmos possam ter acesso à rua e que possam atacar transeuntes através das grades ou portões da residência.

 

O lugar de cachorro feroz é na corrente e caso estiver solto, que fique dentro do pátio devidamente cercado. O carteiro atacado por cão na rua, é inaceitável, porém, o mesmo deve ter cuidado ao entregar a correspondência em residência cercada, onde o cachorro está solto ou marrado na propriedade, sendo uma forma de prevenção.   

É bom alertar também aqueles acostumados a passear com cães de grande porte pelas calçadas, com a corrente longa e sem focinheira, consequentemente, podem estar dando sorte pro azar, já que o enstinto animal imprevisível.

Anterior

Espetáculo Orquestra Camerata em Capinzal

Próximo

Terra brasileira de fácil compra

Deixe seu comentário