Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Conclave elege novo Papa
Editorial
A terça e a quarta-feira, 12 e 13 de março foram marcadas pela reunião do Conclave, então procuramos o significado da palavra para o bem da informação.
Conclave (do latim cum clave, que significa com chave) é a reunião em clausura muito rigorosa dos cardeais quanto da eleição do Papa. Os cardeais permanecem incomunicáveis com o exterior até haver um Papa escolhido.
História - O conclave é um ritual praticamente inalterado desde há oito séculos: foi o Papa Gregório X que usou pela primeira vez a palavra em 1274 e instituiu a base dos actuais conclaves. Isto deveu-se à demorada sucessão do Papa Clemente IV, que demorou mais de um ano e meio. O Papa quis, então, prevenir que a escolha do Sumo Pontífice demorasse tanto tempo, obrigando que a reunião tivesse que ser conclusiva.
Um conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da renúncia ou morte do Papa. Este prazo foi fixado na época medieval, quando viajar até Roma a partir de qualquer parte do mundo cristão era tarefa para demorar semanas. Embora hoje em dia, os Cardeais possam fazê-lo em questão de poucas horas, manteve-se este intervalo para que os Cardeais aproveitem esse tempo para fazer reuniões entre si nas quais se debate o estado da Igreja ou, embora esteja teoricamente proibido, sondar alianças e candidatos. O intervalo denomina-se novemdiales. Este período termina com a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, com a presença de todos os Cardeais na Basílica de São Pedro, na mesma manhã em que começa o conclave. Depois, os membros do Colégio Cardinalício dirigem-se à Capela Sistina, onde se fazem as votações.
PAPA – A palavra Papa possivelmente provém do Latim. É uma palavra carinhosa para pai, em si é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica. O último pontífice, até o momento, foi o Papa Bento XVI, que foi eleito no conclave em 19 de abril de 2005 e anunciou a renúncia do cargo em 11 de fevereiro de 2013, deixando o papado no dia 28 de fevereiro do mesmo ano.
O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais, e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de "Santa Sé", o papa também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado soberana enclavada por Roma. A religião católica acredita que Jesus designou São Pedro como "pastor" e "rocha" da Igreja, chefiando-a, e os Papas, como seus sucessores, possuem autoridade para governar a Igreja e a fé católica, e infalibilidade para ensinar e definir os pontos centrais da doutrina cristã.
O papado é uma das instituições mais duradouras do mundo, e teve uma participação proeminente na história da humanidade. Os papas na antiguidade auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa. Atualmente, para além da expansão e doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao ecumenismo, e diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos direitos humanos. Fonte: Wikipédia – a enciclopédia livre.
Com a renúncia de Bento XVI, novo Papa ficou de ser eleito na corrente semana, paralelo a esse ato, fica claro a soberania da religião católica no mundo, também os seus rituais reúnem fé, devoção e muita cultura.
Esperamos que o novo Papa e a cúpula católica deixem um pouco de lado o conservadorismo e passem a se adequar a realidade do povo, mas não se deixar levar por certas questões que desabonem às famílias, o pudor e a boa conduta de vida exemplar.
Deixe seu comentário