logo RCN

Continua a matança em nome da justiça humana

Saddam Hussein

Conforme fonte: http://www1.folha.uol.com.br, o julgamento de Saddam Hussein aconteceu na data de 05 de novembro do corrente ano, às 07h42.

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein e dois de seus colaboradores mais próximos foram condenados à forca por crimes de guerra no último domingo (5), em Bagdá, pelo Tribunal Superior Penal do Iraque. Eles foram considerados culpados pela morte de 148 xiitas no povoado de Dujail, em 1982.

As datas de execução da pena ainda não foram divulgadas, mas os advogados de Saddam já apelaram da sentença e o novo veredicto pode levar até um mês. Sete ex-colaboradores de Saddam acusados do mesmo crime também já receberam seus veredictos.

Também foram condenados à morte o ex-presidente do tribunal revolucionário iraquiano, Awad Ahmed al Bandar, e o meio-irmão de Saddam, Burzan Ibrahim, ex-chefe do serviço secreto do país. O ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassin Ramadan foi condenado à prisão perpétua. Três ex-dirigentes do Baath, partido ao qual Saddam pertencia, foram condenados a 15 anos de prisão por homicídio doloso: Abdala Kadhem Rueid, seu filho Mezhar Abdala Rueid e Ali Daeh Ali. Outro ex-dirigente do Baath, Mohamed Azzam al Ali, foi o único dos oito acusados absolvido pela Justiça iraquiana.

Saddam dirigiu o país com mão de ferro de 1979 até sua derrota, em abril de 2003, quando foi deposto pela coalizão liderada pelos Estados Unidos. As mortes em Dujail, segundo os argumentos da defesa, teriam ocorrido como uma represália por um atentado fracassado contra Saddam. Saddam é acusado ainda de diversos outros crimes, como ataque com gás a curdos e execuções sumárias.

Os advogados de defesa do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein classificaram o veredicto de crimes contra a humanidade e a sentença de morte por enforcamento, anunciados no domingo, como ilegais e políticos.

"Isso é uma imitação de justiça e um julgamento que veio de uma corte falsa e ilegal criada pelos EUA, que jamais poderia oferecer um julgamento justo", disse o advogado Bushra al Khalil à agência de notícias Reuters.

"O veredicto foi preparado antecipadamente e serve para vender as eleições nos EUA para Bush (...) essa foi a primeira corte na qual o veredicto foi lido sem as razões para a condenação", disse outro dos advogados da equipe de defesa de Saddam, Wadoud Fawzi Shams Eddin.

 

Os Estados Unidos através de força militar e de sua esperteza política americana conseguiu tirar do poder o ex-Presidente do Iraque, Saddam Hussein, conseqüentemente levou-o a julgamento.

Se Saddam foi condenado por crime de guerra, em que justificam ser uma barbárie, muito mais grave é o crime premeditado em decidir quem vai ser condenado a morte e de que forma deverá ser executado, o que significa dizer abutres fazendo valer atos de carnificina.

O mencionado julgamento fez valer a morte em massa e, que é pior, de forma premeditada fazendo justiça com as próprias mãos, decidindo quem deve viver e morrer.

Os americanos influenciam e mandam no mundo, os quais fazem e desfazem sem sofrer conseqüências.

Navegar é primordial, já navegar é um necessário, portanto, devemos ver os Estados Unidos como uma potência econômica e de jogo de interesses em benefício próprio, já que tem poder de interferir no comando de governos de outros países.

  

 

Anterior

Feriado sinônimo de descanso e de preguiça

Próximo

PMDB e PSDB elegem maior número Governadores

Deixe seu comentário