Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
DIA DA IMPRENSA: SÁBADO 10
Dia da Imprensa.
Nas datas comemorativas, amanhã, sábado, 10 de setembro é Dia da Imprensa. Para melhor esclarecer, imprensa significa arte gráfica, tipografia, é o conjunto dos jornais e publicações congêneres, os jornalistas e seus repórteres, portanto, não confunda imprensa (jornais escritos e revistas) e meios de comunicação (jornal escrito, revista, rádio, televisão).
Do que adianta fazer o Dia da Imprensa se na prática certas autoridades, determinados políticos e alguns empresários tentam amordaçá-la através do poder e tráfico de influência, inclusive, lhe caracterizam como imprensa sensacionalista e marrom. Infelizmente, queira o não os entendidos têm ações que são decididas em favor de quem contrata os serviços do melhor advogado e deixam de levar em conta a veracidade do fato que chama a todos para a importância de uma ação preventiva.
A justiça do homem comete equívoco e acaba prejudicando o trabalho da verdadeira imprensa, pois distorcem e interpretam mal a linha editorial da mesma, já a providência divina demora mas coloca na balança os erros e acertos, já que o homem é um simples mortal.
A imprensa que tem uma linha editorial comprometida com a sociedade e não admite matéria dirigida e nem tutelada, portanto, se coloca como porta-voz do povo apesar de sofrer restrições, já que no país, consequentemente, em nosso estado não é diferente, liberdade de imprensa só acontece na teoria, pois na prática o direito de informar até parece ser proibido.
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão a informação, que abrange seu direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Infelizmente, em nosso país e estado não é bem assim, enquanto o desmando e certa morosidade da justiça é evidente, acaba a imprensa sendo amordaçada e perdendo ação judicial devido a decisão estar nas mãos do melhor advogado e jamais na linha editorial. Vergonhoso ao ponto que chegamos, em culparem a imprensa por denunciar, alertar e informar sobre homicídios, acidentes de trânsito, roubos e muito mais. Certos sites na internet se passam por imprensa, homens públicos só postam atos oficiais em on-line, porém, as leis são criadas, votadas, aprovadas, sancionadas e entram em vigor, porém, os cidadãos não sabem de sua existência, já que deixaram de inserir na imprensa escrita a informação.
Deixe seu comentário