Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Dia do Jornalista (07 de abril, domingo)
Editorial
Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol. Os anos têm uma duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente. Mas, como não pode haver todos os anos um 366º dia com cerca de 6 horas que sobram, no calendário gregoriano realiza-se, a cada quatro anos, um ajuste no calendário e adiciona-se mais um dia ao ano, sendo que este ano se denomina bissexto (pois o número 366 é composto por dois algarismos "seis").
Ao levar em conta as Datas Comemorativas do ano em curso, constatamos no Calendário feriados nacionais e dias Importantes de 2013 do Brasil. Fonte: Wikipédia - a Enciclopédia livre.
A data que nos chamou a atenção, 07 de abril, domingo, Dia do Jornalista. Jornalista é uma pessoa formada em jornalismo, que escreve para jornais ou exerce atividade jornalística (como redator, repórter, fotógrafo, editor etc.).
Então, estamos de parabéns neste domingo, pois somos formados no curso superior, sendo que nos foi conferido o título de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade do Contestado - UnC de Concórdia (SC) e há mais de 23 anos escrevemos este Semanário.
É dever do jornalista opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à pressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Divulgar os fatos e informações de interesse público. Lutar pela liberdade de pensamento e de expressão. Defender o livre exercício da profissão. Valorizar, honrar e dignificar a profissão. Não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha. Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação. Combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.
De uma maneira ou de outra, o Brasil ainda não está preparado para fazer uma imprensa livre e democrática, pois acabam de certa maneira amordaçando e censurando o meio de comunicação e também seus jornalistas. Existe por aí, certo tráfico de influência, que consiste na prática ilegal de uma pessoa se aproveitar da sua posição privilegiada dentro de uma empresa ou entidade, ou das suas conexões com pessoas em posição de autoridade, para obter favores ou benefícios para terceiros, geralmente em troca de favores ou pagamento, pois mediante a essas manobras, muito sobrou em prejuízo para a verdadeira imprensa, ou seja, tentam lhe tirar o direito e acabam tentando mudar o verdadeiro sentido do caso e do fato.
Descrevemos como jornalista, pois ao longo do tempo trouxemos matérias a exemplo da fossa séptica comunitária em terreno de uma família, cemitério de uma localidade em que o gado pasta livremente, pagamento absurdo para abrigar secretaria (o que daria para construir um grande galpão), possível sonegação de impostos, transporte escolar com suposto laranja, acidente com vítima fatal (imprudente se vitimou), no entanto, por mostrar a verdade fomos mal compreendidos e interpretados.
Navegar é preciso e necessário, porém, evoluir é um bem necessário, portanto, é bom levar em conta: A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantindo o sigilo do denunciante.
Deixe seu comentário