logo RCN

Efeito estufa

Aquecimento global

A estória do beija-flor que enche o bico de água para apagar o fogo na mata, é uma tentativa, porém, é uma luta de bravura sem alcançar o objetivo: apagar o incêndio.

Quanto ao efeito estufa a tentativa da população em separar e destinar o lixo doméstico, usar menos o carro e a motocicleta, pouco ou quase nada ajuda para diminuir o efeito estufa e aquecimento global.

O que dizer sobre o desequilíbrio ecológico quanto à exploração de riquezas sem respeito à mãe natureza. Exemplo, a construção desenfreada de hidrelétricas, mudando o leito dos rios; a extração do petróleo e vazamento em alto mar; a ganância por minerais; devastação da mata atlântica e ciliar?     

Para maior clareza do descrito anteriormente, fomos em busca de informação na Internet e constatamos o seguinte:

O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs. Fonte: http://educar.sc.usp.br.

Também foi encontrado o Site http://www.abcdaenergia.com, que trás a origem dos combustíveis fósseis.

Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. Os três foram formados há milhões de anos atrás na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil. Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais.

Segundo as medições da temperatura para épocas anteriores a 1860, desde quando se tem feito o registro das temperaturas em várias áreas de globo, as medidas puderam ser feitas a partir dos anéis de árvores, de sedimentos em lagos e nos gelos, o aumento de 2 a 6 ºC que se prevê para os próximos 100 anos seria maior do que qualquer aumento de temperatura alguma vez registrado desde o aparecimento da civilização humana na Terra. Desta forma torna-se assim quase certo que o aumento da temperatura que estamos enfrentando é causado pelo Homem e não se trata de um fenômeno natural.

No caso de não se tomarem medidas drásticas, de forma a controlar a emissão de gases de Efeito Estufa é quase certo que teremos que enfrentar um aumento da temperatura global que continuará indefinidamente, e cujos efeitos serão piores do que quaisquer efeitos provocados por flutuações naturais, o que quer dizer que iremos provavelmente assistir às maiores catástrofes naturais (agora causadas indiretamente pelo Homem) alguma vez registradas no planeta.

    

Anterior

Maioridade penal

Próximo

Preconceito social

Deixe seu comentário