Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Eleições 2014
Editorial
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato para não gerar dúvida e nem equívocos quanto a informação, optamos por trazer um artigo on line da UOL, sobre as eleições 2014, assim intitulada: Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história; PT ganha 4º mandato. Do UOL, em São Paulo 26/10/201420h30 > Atualizada 26/10/201423h12
Após uma campanha de intensa polarização no segundo turno, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita no domingo (26) e impediu a virada do senador mineiro Aécio Neves, candidato do PSDB - nunca um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno foi eleito presidente do Brasil.
Com 100% das urnas apuradas, Dilma obteve 51,64% dos votos e Aécio, 48,36%. A diferença de votos era de 3,4 milhões. Essa foi a menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização.
Antes disso, a disputa mais apertada foi em 1989, quando Fernando Collor de Mello (então no PRN) venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 4 milhões de votos. Na época, Collor teve 53,03% contra 46,97% de Lula.
Nas outras eleições presidenciais decididas em duas etapas, a diferença entre o vencedor e o segundo colocado foi maior. Em 2002, Lula teve 19,4 milhões de votos a mais do que José Serra (PSDB). Quatro anos depois, Lula foi reeleito com uma margem ainda maior: 20,7 milhões de votos a mais do que Geraldo Alckmin (PSDB). Já na última eleição, a diferença voltou a se estreitar, e Dilma bateu Serra por 12 milhões de votos.
Apuração do 2º turno – Presidente 51,64% - Dilma (PT) – reeleita com 54.498.193 votos e
48,36% - Aécio Neves (PSDB) com 51.040.857 votos - Fonte: TSE.
Com a vitória, o Partido dos Trabalhadores vai para o quarto mandato seguido e deverá completar 16 anos à frente do governo federal.
No primeiro discurso após a vitória, Dilma pediu união aos brasileiros e disse não acreditar que o país tenha saído dividido das eleições. "Não acredito, sinceramente, do fundo do meu coração, não acredito que essas eleições tenham dividido o país ao meio. Entendendo, sim, que elas mobilizaram ideias, emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum, a busca de um futuro melhor para o país", afirmou.
Primeira mulher a presidir o país, a petista liderou a votação no primeiro turno, mas passou a maior parte da campanha do segundo turno em situação de empate técnico com Aécio nas pesquisas de intenção de voto.
É a quarta derrota seguida que o PT impõe aos tucanos nas eleições presidenciais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma venceram José Serra – duas vezes -- e Geraldo Alckmin nas eleições de 2002, 2006 e 2010.
Com Dilma, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) também foi reeleito. Os dois tomarão posse do novo mandato em 1º de janeiro de 2015.
Eleições encerradas, mas infelizmente quem não sabe dar a mão à palmatória prefere atingir os outros com indiretas e sendo importuno, não respeitando a preferência de demais eleitores, consequentemente, posta imagens, palavras, frases e descritos com o objetivo de dar nos dedos de quem também exerceu o direito de cidadania ao fazer valer o voto de confiança na urna. Política e politicagem, vitória e derrota, porém, o país continua e novas eleições serão realizadas, portanto, o que vale é a democracia acima de tudo e de todos, independentemente de ter ganhado ou perdido o voto.
Deixe seu comentário