logo RCN

HABITAÇÃO UMA TRISTE REALIDADE

HABITAÇÃO UMA TRISTE REALIDADE

 

 
Para saber um pouco mais sobre a palavra casa, encontramos algumas respostas no site http://pt.wikipedia.org, em parte assim descrito a seguir.  
Um sinal arquetípico da ideia de residência. A construção composta por telhado de duas águas é um modelo clássico tanto para a casa quanto para a própria arquitetura. Este sinal especificamente é usado no sistema rodoviário sueco. Uma casa (do latim casa) ou uma residência (do latim residentia) é, no seu sentido mais comum, uma parede artificial construída pelo ser humano cuja função é constituir-se de um espaço de moradia para um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores (como a precipitação, o vento, calor e frio, entre outros), além de servir de refúgio contra ataques de terceiros. Apesar de seu caráter artificial em relação às construções naturais, originalmente o homem utilizou-se de formações naturais, como cavernas, para suprir as demandas de uma residência, porém estas estruturas tendem a caracterizar-se mais como um abrigo que como um lar. Neste sentido, a casa é entendida como a estrutura que para além de constituir-se como abrigo, define-se como uma construção cultural de uma dada sociedade. A residência, portanto, corresponde ao arquétipo da habitação — termo que normalmente é empregado por especialistas para se referir genericamente ao ato de morar e às suas várias possibilidades e configurações, enquanto a casa é entendida como o objeto da moradia.
O termo lar, por outro lado, ainda que possa ser considerado um sinônimo de casa, apresenta uma conotação mais afetiva e pessoal: é a casa vista como o lugar próprio de um indivíduo (ou seja, aquilo que constitui sua propriedade), onde este tem a sua privacidade e onde a parte mais significativa da sua vida pessoal se desenrola. Apesar da modernidade ter afastado sobremaneira o indivíduo de sua casa (posto que ele passou a vivenciar longos períodos do dia fora de casa, trabalhando, recreando-se ou circulando pela cidade), o lar sempre foi considerado uma referência de identidade para o sujeito.
A ideia de casa está tradicionalmente também associada à ideia de família, de tal forma que a palavra costuma ser usada com este significado. Uma visão também tradicional a respeito da estrutura de uma sociedade considera a família como sua unidade fundamental, enquanto a casa corresponderia à unidade fundamental de uma cidade.
Uma típica casa suburbana na Califórnia, Estados Unidos. A residência (e a habitação, de uma forma geral) é um dos principais programas a serem estudados pela arquitetura e pelos arquitetos de uma forma geral. Também foi, ao longo da história, um dos programas mais utilizados como forma de expressar as novas ideias e as mudanças nas correntes de pensamento arquitetônico.
A constituição da forma, dos usos e da função de uma casa é sempre resultado de um processo sócio-cultural: havendo de um lado a participação do projetista, por outro lado atuam hábitos sociais consolidados, preconceitos relacionados ao modo de viver, a legislação do lugar e as limitações econômicas.
 
Com esse artigo anterior, queremos chegar à triste realidade de Capinzal, quando os então prefeitos Celso Farina, Irineu José Maestri, Hilton Pedro Paggi, Luiz Carlos Thomazoni e outros mais fizeram a sua parte viabilizando a construção de casas populares. Infelizmente, constou e consta no Plano de Trabalho PMDB nas gestões administrativas dos últimos três governos promessas de construção de casas populares, no entanto, formalmente ainda não saiu do papel, o que gerou falsas perspectiva de vida aos capinzalenses que precisam morar melhor.
Como a esperança é a última que morre, espera-se que no próximo mandato do PMDB, caso conseguir a reeleição, quando os peemedebistas poderão ir para o quarto governo consecutivo, totalizando 16 anos no poder, portanto, se prometerem venham a cumprir itens prometidos no setor habitacional. Também não podemos descartar a retomada da Prefeitura por partidos da considerada oposição e seus aliados, pois nada é impossível, já que política não pode ser confundida com a paixão nacional: futebol e nem ser influenciado por pesquisas, muito menos pela compra e venda do voto, portanto, seja consciente e justo consigo mesmo. 
 
 
Anterior

FUNCIONÁRIO PÚBLICO SEM PERSPECTIVA DE VIDA

Próximo

DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR - 15 DE MARÇO

Deixe seu comentário