logo RCN

Hoje, sexta-feira 13

Editorial

 A pesquisa feita na Internet encontramos o artigo Mundo Estranho – Cotidiano - Por que a sexta-feira 13 é considerada o dia do azar? Fonte: site Mundo Estranho.

Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla - a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato

 

Não devemos dar sorte para o azar, nem desafiar qualquer crendice, por achar que sabemos tudo, pelo fato de não acreditar no que foge de nosso conhecimento. O maior azar é a pessoa não ter opinião própria e se deixar levar pela manifestação dos outros, achando ser a melhor solução sem antes analisar caso a caso.

Se tiver dúvida ou algum receio, não deixe que um gato preto cruze sua frente, não passe por debaixo de escada e muito mais, porém, um grande azar é manter laço de amizade com mentiroso, falso, egoísta e que nunca poderá contar com qualquer ajuda deste.

Data macabra é saber não dar sorte para o azar, então, evite excesso de confiança, falar de quem não deve, viver a sua vida e não tentar estragar o relacionamento alheio, inclusive, na política fazer algo acontecer e jamais ficar escondido atrás das criticas achando estar fazendo algo pela sociedade. 

Anterior

Cidadania se constrói com informação

Próximo

Importância da Prestação de Contas

Deixe seu comentário