logo RCN

Papa Bento XVI

A Primeira visita do Papa ao Continente Americano será no Brasil

Pesquisando na Internet foi encontrada a fonte: http://www.cancaonova.com, fazendo a seguinte pergunta: Por que o Papa virá ao Brasil? É hora de partilhar largamente com os outros o rico patrimônio da fé.

A viagem do Papa Bento XVI ao Brasil, em maio próximo, começa a despertar interesse sempre maior. Trata-se de sua primeira visita, enquanto Papa, ao Continente Americano, onde está concentrada mais da metade dos católicos do mundo.

As razões da visita do Papa devem ser buscadas num horizonte que vai além do nosso País. De fato, Bento XVI fará breve visita ao solo brasileiro, mas estará a caminho de Aparecida, de onde lançará sua mensagem a todos os povos do Continente e também do mundo inteiro.

O Papa virá para um evento Latino-Americano da maior importância: A V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Por isso, de 13 a 31 de maio de 2007, Aparecida estará no centro das atenções mundiais. Quase 300 bispos e outros representantes da Igreja, vindos de todos os países americanos e também alguns convidados da Europa, Ásia e África, estarão reunidos no Santuário Nacional para fazer um diagnóstico das situações vividas pelos povos da América Latina e do Caribe e, evidentemente, da situação da Igreja; lançarão um olhar de discípulos e missionários de Jesus Cristo sobre os novos desafios postos à missão evangelizadora da Igreja, para "ouvir a voz de Deus na voz dos tempos". De Aparecida devem sair diretrizes para a ação da Igreja nos próximos anos em nosso Continente.

 

Outra Fonte: http://noticias.terra.com.br, também falada da religião: ?Visita do Papa ao Brasil pode ajudar a recuperar fiéis?.

O comando da Igreja Católica aposta na viagem do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, para tentar reverter a tendência de perda de fiéis para outras religiões cristãs. A visita, decidida depois de reuniões no Vaticano em que a situação do catolicismo na América Latina foi discutida, agradou o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes.

"Fiquei feliz (com a viagem do papa), por causa da situação do catolicismo no Brasil. Penso que isso vai trazer um impulso muito grande para a Igreja em sua atuação missionária", disse dom Cláudio à BBC Brasil.

Durante o sínodo que reuniu bispos do mundo todo no Vaticano até o último dia 23, o arecebispo de São Paulo havia falado abertamente sobre a crise do catolicismo na América Latina e no Brasil em particular. Segundo ele, nos últimos 14 anos o número de católicos no país passou de 83% para 67% da população.

Na sua opinião, para um diálogo teológico é preciso que haja especialistas preparados, o que não há. "Então nós temos que tomar consciência pastoral, refletir sobre o que falta em nós, sobre por que esses fiéis deixam a Igreja, o que podemos e o que devemos mudar."

Na opinião do arcebispo de Salvador da Bahia e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, os católicos não são os únicos a perder com as neo-pentecostais e outras religiões. "Todos perdem, porque a situação do mundo mudou muito", disse. "Neste mundo globalizado e subjetivista, a religião é vista como um objeto."

Mas, segundo o presidente da CNBB, não há uma competição acirrada com os pentecostais. "Não estamos fazendo competição, no sentido de quem grita mais alto. Nós queremos é estudar e aprofundar a nossa fé."

 

A religião católica é soberana, mas nos últimos 14 anos vem perdendo fiéis, algo que está sendo revisto e conseqüentemente tomado providências para evitar mais perda.

Os católicos vão à igreja quando querem, não sendo exigida a presença. Também a colaboração com dizimo, dá quanto pode.

Sabemos que toda religião tem sua doutrina a ser seguida, portanto, cada um terá o direito de escolher por esta ou aquela para orar e fazer valer a fé cristã.

Esperamos que as novas medidas venham para facilitar os batizados, casamentos e mais questões de interesse dos fiéis, pois a religião existe para servir e jamais para dificultar.

Anterior

Hoje, Sexta-feira, 13, Sorte ou Azar?

Próximo

Tráfico sexual

Deixe seu comentário