Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Posse Responsável
Rio Capinzal
A Posse Responsável não é trancar o cão num canil, deixá-lo atrofiar por não poder se locomover. Também é cruel deixar o cão passar fome e dar comida de vez em quando.
O município que lança o projeto ?Posse responsável? tem a intenção de reduzir o número de cães e gatos que perambulam pelas ruas, parques e praças da cidade. No entanto, é difícil e meramente impossível controlar e impedir gatos de perambular, a menos que extingam a raça.
A aprovação da legislação regulamenta a posse e guarda de animais prevendo penalidades para os proprietários infratores ou supostos infratores. Distribuíram folder educativo com instruções sobre o assunto, também luvas para que os donos dos animais possam recolher as fezes depositadas pelos animais em locais não apropriados. O número de cães soltos nas ruas é mínimo, mas é grande a poluição das águas do Rio Capinzal, recebendo rejeitos de residências e empresas.
Concordamos de que os animais possuem donos, alguns os deixam soltos, correndo riscos de atropelamento, envenenamento e acasalamento indesejável, podendo, inclusive, disseminar ou contrair doenças, além de deixar a cidade suja com suas fezes e lixos revirados. Infelizmente, um cão solto nem sempre é um perigo para a sociedade, porém, certos cidadãos são uma ameaça aos cachorros e gatos, pois estes envenenam, atropelam de propósito e tudo recai a culpa nos indefesos animais.
Os cachorros criados solto ou marrado dentro do pátio das residências, se bem cuidados são sadios e não ficam doente, no entanto, tem quem vai se vacinar por uma simples raspada de dentes e abre queixa orientada por aqueles quem se acha entendido em obrigações, mas esquecem dos direitos. Falar nisto, muitas famílias recolhem cães de rua e nem sequer receberam elogios dos que fazem valer a Posse Responsável. É uma faca de dois gumes e não apenas um como querem e insistem uns e outros.
Deixe seu comentário