logo RCN

VIOLÊNCIA

Violência gera Violência

O tema da violência tem sido muito constante nas artes. Exemplo de uma pintura de Domenico Zampieri Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.

Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costumam estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.

Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam. Fonte: http://pt.wikipedia.org.

 

Na nossa concepção, nenhum simples mortal, o dito ser racional pode ou deve decidir quem deve viver e quem de morrer. A vida é um direito a ser respeitado, onde os fora da lei devem ser punidos, porém, dentro do cabível e do aceitável. Os humanos na condição de ser racional, jamais podem cometer crimes de maneira premeditada, pois têm todo o tempo para o arrependimento, a menos que o inconsciente fale mais alto que a razão.

Quem vê cara não vê coração, portanto, não basta uma carinha bonita, corpo elegante, boa pinta, dinheiro, devemos sim, saber analisar comportamentos e a partir disto, decidir por uma convivência com a pessoa certa, evitando equívocos que mais tarde poderão se voltar contra nós.

A vida é uma bênção divina, então não dê sorte pro azar, ficando em companhia de quem não é o que parece.  

 

 

 

Anterior

INDÚSTRIA DA MULTA

Próximo

O MUNDO DAS DROGAS

Deixe seu comentário