logo RCN

Voto limpo X Politicagem

Editorial

Como o povo em si não sabe votar, pois muitas vezes acaba se corrompendo (deixa subornar-se) e causa prejuízo à coletividade por um ato impensado, apenas vendo o interesse pessoal. Pensando num pleito eleitoral onde a razão prevaleça, estamos trazendo um artigo de Utilidade Pública, ou seja, se for levado em conta resultará no benefício para a coletividade empenhada em escolher os melhores candidatos e propostas de trabalho.  

Campanha Voto Limpo é uma iniciativa do Tribunal Eleitoral de Santa Catarina, que está no ar desde terça-feira (21 de agosto) no rádio e na TV

Com o mote (frase) “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início na terça-feira (21) à campanha Voto Limpo, que está sendo veiculada no rádio e na televisão. A iniciativa busca incentivar a participação dos eleitores no pleito de outubro, ressaltando a importância da liberdade de escolha do eleitor para votar em candidatos ficha limpa.

A campanha é composta por cinco filmetes e cinco spots de rádio, de 30 segundos cada, cujas mensagens destacam a validade da Lei Complementar nº 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, para as eleições municipais deste ano. De iniciativa popular, a norma foi sancionada no dia 4 de junho de 2010 após a coleta de mais de um milhão de assinaturas de eleitores de todo o país.

Ao contrário das eleições anteriores, este ano a campanha de esclarecimento do eleitor ficará concentrada nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição. A decisão de concentrar a campanha no mesmo período em que acontece a campanha dos candidatos foi da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, baseada em pesquisa realizada a pedido do Tribunal na qual foi constatado que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores que eram iniciadas 60 dias antes do pleito.

A escolha do tema Voto Limpo também é resultado da pesquisa que apontou que, embora de iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores. “A pesquisa apontou que o eleitor quer o candidato ficha limpa, mas não sabe exatamente o que é o voto limpo. Daí a nossa escolha pelo tema da campanha”, esclarece a ministra.

Os filmetes e spots alertam os eleitores para a importância de se pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um deles, reforçando os objetivos da Lei da Ficha Limpa e valorizando, assim, os candidatos bem-intencionados. As mensagens da campanha ainda incentivam a participação no pleito para todas as idades, inclusive os entre os eleitores de 16 e 17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.

A campanha fica ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde haverá segundo turno será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.

As peças da campanha podem ser acessadas desde terça-feira (21) no Portal do TSE, na página da campanha Voto Limpo. Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

 

Cidadãos eleitores, não basta apenas o candidato ser ficha limpa, e sim, você não deve aceitar dinheiro fácil, rancho, pagamento de tarifas e nem de aluguel, muito menos manutenção de carro e moto, enfim, dê o voto de confiança para quem fazer algo acontecer e que não compre uma eleição.  

 

 

Anterior

Imprudência e carros frágeis resultam em sequelas e vítimas fatais

Próximo

Onde procurar

Deixe seu comentário