Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
ZORTÉA 15 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
Zortéa conseguiu sua emancipação no dia 29 de dezembro de 1995, portanto, há 15 anos desmembrou-se de Campos Novos, sendo elevado da categoria de localidade para município, ocorrido em 01 de janeiro de 1997.
O nome Zortéa é uma homenagem feita a um de seus desbravadores, Antônio Zortéa Primo, um dos proprietários da grande indústria de compensados Zortéa Brancher (hoje extinta), porém, abastecia o mercado consumidor em nível nacional.
Com o passar do tempo, resta lembrar-se do grande motivador para a elevação de Zortéa a categoria de município, sendo o ex-prefeito por dois mandatos consecutivos, hoje, secretário de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Alcides Mantovani, que teve como vice-prefeito Remilton Andreoni. Mantovani foi quem construiu as primeiras pavimentações de asfalto e de calçamento nas vias públicas de Zortéa, também foi um dos maiores articuladores da construção do asfalto da Rodovia SC-458, interligando Capinzal, Zortéa e Campos Novos.
O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Zortéa, também foi um trabalho de Mantovani, baseando-se na regulamentação da lei que trata do Estatuto da Cidade, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos municípios se integrarem nos quesitos que compreendem a organização e desenvolvimento do espaço urbano, preservação do meio ambiente, o uso do solo, formas de instalação dos setores seja na parte residencial, comercial e industrial, enfim, trata-se de um projeto que compreende cinco leis específicas que ordena o espaço urbano e a expansão da Cidade, disciplinando o desenvolvimento e por consequência melhorando a qualidade de vida da população.
O terceiro Governo Municipal foi ocupado por Remilton Andreoni, o qual deu prosseguimento aos trabalhos do mandato anterior, fazendo ações e benfeitorias em gerais, o qual teve como vice-prefeito Roberto Menegás.
Hoje, quem exerce o cargo de prefeito é o ex-vereador Paulo José Franceski que tem como vice-prefeito o empresário Charles Favero. É inegável as realizações do atual Governo Municipal, onde várias obras estão em andamento, a exemplo da casa da cultura, creche, pavimentação de ruas à base de asfalto e calçamento, adequação da implantação de sistema de tratamento de esgoto, permanência de dois turnos de trabalho na Prefeitura, convênio para atendimentos médico e hospitalar aos zorteenses em Capinzal.
Parabéns Zortéa e sua gente pelos 15 anos de Município.
Deixe seu comentário