FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Lendo com você - 091
Professora Schirley
É de conhecimento geral que a melhor arma para combater as doenças, o subdesenvolvimento, a devastação e a ameaça é a informação.
Só se pode contornar a ameaça com sabedoria, com autocorreção, com veneração e com compaixão.
O ser humano precisa desenvolver veneração, respeito, piedade, compaixão para com todos os seres que sentem e sofrem.
Cruel e desumano é matar crianças e torturar animais. É falta de compaixão manter vacas confinadas, com alimentação quimicamente balanceada, para que se transformem em fábricas de carne. Dramático, entretanto, é perder a piedade para com a vida humana e compaixão para com todos os que sofrem.
Importa defender a vida, os valores da vida e uma política orientada para a salvaguarda e desenvolvimento integral da vida.
Efetivamente, a humanidade se encontra diante de uma situação inaudita. Deve decidir se quer continuar a viver ou se escolhe sua própria autodestruição.
Nos últimos três séculos, a humanidade ocidental se organizou mais na insensatez do que na sabedoria. Seu estilo de vida é hoje mundializado. A ele está ligada a destruição de ecossistemas, a ameaça nuclear e a falta de compaixão, relegando milhões e milhões de pessoas à miséria.
Os indicadores da situação mundial são alarmantes. Deixam transparecer pouco tempo para as mudanças necessárias. Estimativas otimistas estabelecem como data-limite o ano 2.030. A partir daí a sustentabilidade do sistema-Terra não estará mais garantida.
Agora, mais do que nunca precisamos ter sabedoria. Sabedoria para captar as transformações imprescindíveis. Sabedoria para definir a direção certa. Sabedoria para projetar o sonho que nos guiará. Sabedoria, enfim, para priorizar as ações concertadas que vão traduzir este sonho em realidade.
Temos que mudar nossa forma de pensar, de sentir, de avaliar e de agir. Somos urgidos a fazer uma revolução civilizacional. Sob outra inspiração e a partir de outros princípios mais benevolentes para com a Terra e seus filhos e filhas. Por ela os seres humanos poderão salvar-se e salvar também o seu belo e radiante planeta Terra.
Vive-se, no momento, a revolução do conhecimento e da comunicação.
Mais do que informação, mais do que aguçar a sensibilidade, mais do que apuro na compreensão para com o grito da TERRA, os homens precisam de cuidados, de proteção, de compaixão e de muito amor para com todos os filhos do planeta TERRA.
Não se pode perder a magia, o brilho, a irradiação da vida, das pessoas, das coisas e do universo.
******************************************************
Estas idéias são amplamente defendidas pelo escritor Leonardo Boff. Basta ler os seus livros. Um deles ?O Despertar da Águia.?
COM CARINHO- PROFESSORA SCHIRLEY
Deixe seu comentário