logo RCN

'Doce Natal de Caibi' transforma turismo de eventos do extremo oeste catarinense

  • - Doce Natal de Caibi edição 2018.

Administração Municipal para transformar a celebração tradicional em um produto turístico. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.

Crescimento de 36% no faturamento bruto da praça de alimentação, incremento de 7% no lucro médio das entidades participantes e formalização de aproximadamente 90% das doceiras que comercializam produtos durante as festividades de fim de ano. Esses são alguns dos resultados obtidos no comparativo de 2018 a 2019 com o projeto "Doce Natal de Caibi", uma estratégia da Administração Municipal para transformar a celebração tradicional em um produto turístico. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.

"O turismo foi definido como um eixo de atuação da Administração Municipal em 2017, por isso buscamos o Sebrae/SC para dinamizar esse setor e com esse apoio elaboramos o Plano Municipal de Turismo e debatemos a temática no Plano Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM)", relata a diretora de desenvolvimento econômico e turismo, Claudia Rigotti Biasi.

A motivação para investir no turismo surgiu a partir da reflexão das potencialidades locais e os atrativos exclusivos do município. "Buscávamos uma atividade que fosse diferenciada e marcante, que os visitantes ao falar de Caibi lembrassem disso. A partir do Doce Natal elencamos como objetivo atrair e encantar pessoas com a nossa cidade, gerar fluxo turístico e, com isso, promover a geração de renda e de novas oportunidades para os munícipes", comenta Claudia.

Na primeira edição do evento foram utilizados somente recursos do poder público e a programação contemplou atrações locais, festival gastronômico e de doces. Em 2018 os atrativos foram ampliados com o desfile do Papai Noel e a Banda do "Bom Velhinho", que atraíram visitantes de 73 municípios diferentes. No ano passado, a ação foi promovida com recursos da Prefeitura e da iniciativa privada, o que proporcionou o incremento na decoração natalina, capacitações e incentivo à formalização de doceiras e artesãs. No Desfile de Natal participaram mais de 250 moradores.

"A programação elevou a autoestima à população, pois em 2019 recepcionamos mais de 15 mil turistas, de 112 cidades diferentes. Isso foi possível pela parceria de sucesso entre a Administração Municipal, entidades representativas e a população", argumenta Claudia ao antecipar que o planejamento do Doce Natal de Caibi 2020 será finalizado neste mês.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Senar/SC envolve mais de 150 mulheres em atividades de prevenção Anterior

Senar/SC envolve mais de 150 mulheres em atividades de prevenção

No Dia Mundial do Rim, Carmen Zanotto defende reajuste dos serviços de hemodiálise no SUS Próximo

No Dia Mundial do Rim, Carmen Zanotto defende reajuste dos serviços de hemodiálise no SUS

Deixe seu comentário