07 de setembro de 2018: BRASILEIROS(AS), QUE LIBERDADE É ESTA?

-
- Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).
Por Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga
No Brasil, na primeira semana de setembro, comemoramos a semana da Pátria. Em 07 de setembro de 1822 foi proclamada a Independência da "Pátria amada, salve, salve." Nesta data, há 195 anos passados, civis e militares expressam patriotismo cantando hinos, promovendo desfiles, paradas, hasteando as Bandeiras, identidades de nossos municípios, Estados, País - Pátria.
A liberdade, a autonomia e a independência foi conquistada pelo Brasil colônia de Portugal, em 7 de setembro de 1822 - Proclamada então pelo Monarca D. Pedro I em brado forte ao iscar da espada: "Independência ou Morte - Laços fora, Portugal", às margens do Rio Ipiranga, entre Santos e São Paulo. Na época, mesmo sendo um marco histórico glorioso, só as elites foram privilegiadas sendo que persistiu o regime escravocrata, mancha histórica que comprava e vendia negros, seres humanos, tratados como mera mercadoria para o trabalho escravo.
(...)
"Brava gente brasileira
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil" (Estrofe do hino a independência)
O TEMPO PASSOU...
As caravelas portuguesas desfraldaram ao vento, a espada enferrujou, o brado enfraqueceu, o povo está ateu, óh! Brasil, "dos grilhões que nos forjava, da perfídia astuto ardil", neste velho e novo Brasil acredite... É o voto, direito conquistado num Brasil democrático, que elege o governo da liberdade, da autonomia política, que desacorrenta o povo da servilidade dos altos impostos, das agruras da crise atual...
Altos impostos? Para Portugal?
-Sim, para Portugal, no período de 1500 a 1822, no tempo do Brasil colonial!
E... Atualmente, em 2018, em pleno século XXI, num Brasil há tanto tempo proclamado independente, para quem altos impostos?
Para o Estado, constituído em sua caravana de Presidente, chefe do executivo Federal Deputados e Senadores no Legislativo, legislando, aprovando leis e medidas provisórias, onde o chefe do estado é eleito pelo povo por voto direto, por mandato.
No regime governamental de República Presidencialista, constituída por três poderes harmônicos entre si: o Presidente no Executivo, atuante na prestação de serviços públicos e execução de programas ou projetos anteriormente aprovados pelo Legislativo. O poder Judiciário que garante o cumprimento das leis e da Constituição, na solução e penalidades a conflitos existentes entre cidadãos, entidades e o Estado.
2018... Altos impostos? Mais e mais impostos? Desemprego? Problemas sociais? Marginalidade? Falta de assistência à saúde, educação? Corrupção? Desvio de verbas, vergonhosamente de merenda escolar à licitações milionárias, em obras superfaturadas? Perdas de direitos trabalhistas e previdenciários, conquistados em duras penas, em manifestações de classes, do povo em lutas, combates e embates?!!...
-QUE BRASIL É ESTE?
"QUE PAÍS É ESSE" (Música- Legião Urbana)
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam, *(no todo), no futuro da nação!
P. S.
Caro Leitor (a), Eleitor(a):
*NÃO HÁ CONQUISTA SEM BATALHA - VOTO EM PUNHO POR UM NOVO BRASIL!
Vote Eleitor(a), na liberdade, na independência, na honestidade, na Independência do brasileiro do ano 2018 a 2022.
*Feliz triagem, separe o joio do trigo frente às urnas!
Deixe seu comentário