logo RCN

5º Seminário Institucional do Pibid acontece na Unoesc Joaçaba

  • - Alunos de música apresentam-se antes da abertura

5º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

* Texto: Cristina De Marco
 
A Unoesc Joaçaba sediou, na segunda-feira (7), o 5º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com a participação de acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura (Pedagogia, Educação Física e Música) da Unoesc Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. 
 
Alunos do curso de Música Licenciatura, da Unoesc Capinzal, apresentaram duas peças musicais, antes de iniciar o evento. Formaram a mesa de abertura o pró-reitor de Graduação, Ricardo Marcelo de Menezes, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Fábio Lazarotti, a diretora de graduação da Unoesc Joaçaba Liliane Simara Fernandes, as coordenadoras do Pibid, professoras Patrícia Pedroso e Regina Oneda Mello, a coordenadora docente, professora Elisabeth Baretta, além da professora Angela Maria Dall Berto e do representante dos bolsistas, Adrian Cardoso.
 
A Unoesc aderiu ao Programa de Iniciação à Docência em 2010 e hoje conta com 225 bolsistas. De acordo com a professora Regina, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) garante a permanência do Programa até 2018.  Depois desse prazo, será elaborada uma nova proposta.
 
O professor Ricardo Menezes destaca a necessidade de termos uma visão regional, numa perspectiva de que a educação possa ser um agente de inovação num processo formal. 
 
Na sequência, tomou posse a segunda diretoria da Comissão de Acompanhamento do Pibid, formada pelas professoras Regina Oneda de Mello, Patrícia Pedroso, Elisabeth Baretta, Raquel Sampaio, Ângela Maria e Leoberto Grigollo, além dos bolsistas Adrian Cardoso (Educação Física, Joaçaba) e Adriana Moreira (Pedagogia Campos Novos).
 
A palestra de abertura teve a presença do professor Elton Nardi, do Mestrado em Educação e membro de grupo de pesquisa intitulado "Educação, políticas públicas e cidadania". Por isso a sua fala versa sobre "Políticas públicas e o direito à educação de qualidade. 
 
- Não se muda a educação de um país se não tivermos professores preparados. Por outro lado, não podemos colocar sobre ele toda a responsabilidade - afirma Elton.
 
O professor faz uma reflexão histórica sobre o uso do termo qualidade referindo-se à educação. Segundo ele, na década de 1940, a noção de qualidade referia-se ao número de escolas, com uma preocupação que abrangesse todo o território nacional. Quando se alcança a noção de escolas para todos, começa-se a pensar na qualidade do aprendizado. E, até na década de 50, o ensino público era bastante elitizado. Nas décadas de 70 e 80 adotou-se uma lógica da não-reprovação. Hoje pensa-se na qualidade como aquilo que os estudantes podem dominar e é importante para o desenvolvimento socioeconômico.
 
Apresentação dos projetos
 
No período da tarde, as atividades ficaram por conta dos bolsistas. Cada equipe apresentou seu trabalho de iniciação à docência em formato de banner. Desta forma, foram avaliados pelos professores e colegas. Em um segundo momento, realizaram fotos e vídeos, interagindo com o campus e chamando outros alunos para a docência. Assim, em ritmo de confraternização, finalizou-se o seminário.
 
 
 
 
Link da notícia: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/5-seminario-institucional-do-pibid-acontece-em-joacaba
 
 
 
 
 
Dhébora Santiago
Jornalista
Marketing Unoesc Joaçaba
Sicoob inaugura agência no município de Zortéa Anterior

Sicoob inaugura agência no município de Zortéa

Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá completa 15 anos de atividades Próximo

Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá completa 15 anos de atividades

Deixe seu comentário