logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Nilso Berlanda propõe campanha permanente contra descontos indevidos em benefícios previdenciários

Projeto de lei nasceu de sugestão de participantes do programa Estágio Visita da Alesc

Foi protocolado nesta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui a Campanha Estadual Permanente de Informação e Prevenção contra Descontos Indevidos em Benefícios Previdenciários. A proposta é de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL) e tem como objetivo proteger aposentados, pensionistas e idosos de fraudes e abusos financeiros.

A iniciativa surgiu a partir de uma sugestão de participantes do programa Estágio Visita, que simula o funcionamento do Parlamento e incentiva a participação cidadã de estudantes e jovens catarinenses.
“O Estágio Visita é uma porta de entrada para novas ideias e demandas da sociedade. A sugestão que recebemos traz um tema extremamente relevante: proteger quem já trabalhou a vida toda e agora enfrenta golpes e descontos indevidos que comprometem sua renda. Por isso, acolhemos e transformamos em projeto de lei”, destacou o deputado Nilso Berlanda.

Prevenção, informação e transparência

O projeto propõe a realização de ações contínuas de educação, conscientização e prevenção, com foco na divulgação de direitos, canais de denúncia e articulação entre órgãos públicos estaduais, federais e municipais.

A campanha deverá ser coordenada por órgãos competentes do Estado, com reforço anual durante a semana do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

Entre as diretrizes previstas, estão: criação de cartilhas, vídeos, oficinas e peças informativas em formatos acessíveis; parcerias com conselhos, entidades da sociedade civil e instituições de ensino;
atenção especial a grupos em situação de vulnerabilidade social; divulgação de informações sobre entidades acusadas de práticas abusivas, com base em dados oficiais e linguagem de fácil compreensão.

Fraudes em alta

A motivação para o projeto também se baseia no crescimento de fraudes relacionadas a aposentadorias e pensões. Em abril de 2025, uma operação da Polícia Federal revelou a existência de um esquema criminoso dentro do INSS, que envolvia a cooptação de servidores públicos e causou prejuízo a milhares de beneficiários, especialmente idosos.

“É fundamental que o Estado atue não apenas na repressão, mas também na prevenção e orientação da população, garantindo transparência e respeito aos direitos dos nossos aposentados”, afirmou Berlanda.

O projeto segue agora para análise das comissões permanentes da Alesc.

Deputado Nilso Berlanda
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/gabinetes/C727


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Talento e Dedicação: Câmara de Vereadores Celebra Conquista Esportiva Anterior

Talento e Dedicação: Câmara de Vereadores Celebra Conquista Esportiva

Novos servidores públicos de Concórdia empossados nas Secretarias de Saúde e Educação Próximo

Novos servidores públicos de Concórdia empossados nas Secretarias de Saúde e Educação

Deixe seu comentário