A EJA CONTA SUA HISTÓRIA

-
Jornalista/Aldo Azevedo. -
O núcleo avançado de ensino supletivo e educação de jovens e adultos NAES/EJA de Capinzal iniciou suas atividades em março de 1992.
O núcleo avançado de ensino supletivo e educação de jovens e adultos NAES/EJA de Capinzal iniciou suas atividades em março de 1992, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, por meio de parceria entre os governos estadual e municipal. Para viabilizar as suas atividades, foi fundamental o empenho da professora Ana Schirley Favero, e a continuidade dada pelas professoras Noemia Bonamigo Pizzamiglio, Marina Hachmann, Zaudile Durigon, Márcio Antônio da Silva, Lilia Gotardo, Dirce Scarton (in memoriam), Rafaela Daros Mergener e Francieli Franke. Atualmente, a coordenação está a cargo de Marli Dametto Morosini.
Logo após o início de suas atividades, em razão da grande demanda de alunos, a sede da escola teve de ser deslocada para o Sindicadezal, tendo havido, a partir de 1995, a disponibilização de seis salas da escola Madre Fabiana de Fabiani para o seu funcionamento. Já no ano de 2011, a escola mudou-se para o prédio onde ora funcionava o Núcleo de Ensino Profissionalizante - NEP, sendo este o local em que se encontra desde então.
Ao longo de seus mais de 24 anos, passaram pelo EJA Capinzal alunos oriundos de diferentes classes sociais e realidades familiares, que buscam na escola uma oportunidade de conquistar uma formação pedagógica consistente, para suprir suas deficiências e galgar um espaço no mercado de trabalho. A escola, por seu turno, propõe-se a oferecer uma educação reparadora, equalizadora e qualificadora, fornecendo subsídios para que aqueles que a buscam sejam valorizados e tenham as suas expectativas atendidas e seus sonhos realizados.
Hoje, com o lema "CONSTRUINDO HISTÓRIA, DESENVOLVENDO SABERES", a EJA Capinzal, que conta com aproximadamente 300 alunos, orgulha-se de ter feito parte da trajetória de um número expressivo de pessoas, tendo formado mais de 2.500 alunos no ensino fundamental e mais de 4.800 no ensino médio. Muitos deles, inclusive, conquistaram seu diploma em um curso superior, atuando em diversas áreas profissionais.
Diante de uma história de desafios, a EJA Capinzal agradece àqueles que contribuíram para o seu sucesso. Aos membros da coordenação e aos professores, antigos e atuais, fica o agradecimento pela dedicação e respeito à escola e aos estudantes. Aos alunos, antigos e atuais, pela confiança no trabalho desenvolvido e a certeza de que superação e dedicação, palavras que fazem parte do dia a dia da escola, serão sempre recompensadas. Por fim, toda a gratidão à comunidade de Capinzal e região, a quem a escola sempre buscou atender da melhor forma possível, buscando contribuir para o objetivo de oferecer educação de qualidade para todos.
Deixe seu comentário