AGRICULTURA FORTE EM PIRATUBA
PROGRAMAS DE INCENTIVO MOSTRAM OS RESULTADOS
Com o programa de pastagem de inverno, a Secretaria de Agricultura de Piratuba auxilia muito, os produtores rurais do município. Anualmente são distribuídas 145 mil toneladas de sementes entre aveia e azevém.
O total de sementes distribuídas equivale à cerca de dois mil hectares plantados e o valor investido passa de 160 mil por ano. O subsídio por parte da Prefeitura é de 50%. Só este ano, mais de 500 agricultores piratubenses receberam as sementes pagando só a metade do preço. “Para nós estes subsídios são muito importantes, isso auxilia qualquer produtor. A estiagem, por exemplo, castiga a agricultura, o preço dos insumos também, e, além disso, nossos produtos muitas vezes, têm o preço baixo na hora da venda. Por isso digo, que esta ajuda da prefeitura é fundamental. Nós estamos bem aqui em Piratuba”, destaca o agricultor Manoel Lori de Azeredo, de Arroio Bonito.
A principal atividade agrícola de Piratuba é a produção leiteira, abrangendo 80% das famílias. Com os programas de incentivo, nos últimos três anos o município dobrou a produção de leite, e hoje são cerca de 500 mil litros por mês. “O esforço dos agricultores é muito importante, eles fazem a diferença com o trabalho, mas os incentivos também auxiliam muito, os resultados são visíveis. Este é nosso objetivo, contribuir com nossos produtores”, pontua o secretário de Agricultura, Ivo Weber. São 120 toneladas de aveia e 25 toneladas de azevém por ano. Todas as ações são voltadas para aumentar a produção e a renda das famílias do interior.
Deixe seu comentário