Após tragédia com balão, Mauro De Nadal propõe regras mais rígidas para garantir segurança do balonismo em Santa Catarina

Diante do grave acidente com balão ocorrido no último fim de semana em Praia Grande (SC) — que deixou oito mortos e entrou para a história como o mais fatal do país e o quinto do mundo —, o deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) apresentou um projeto de lei para regulamentar a prática do balonismo no Estado de Santa Catarina.
O PL nº 369/2025 estabelece regras mínimas de segurança para voos com finalidade turística, desportiva ou de lazer, abrangendo desde a obrigatoriedade de seguros e licenças até exigências operacionais, como a presença de extintores, kits de primeiros socorros e comunicação com equipes em solo.
“Santa Catarina tem se consolidado como destino de balonismo, mas a regulamentação estadual precisa acompanhar esse crescimento para garantir segurança e prevenir tragédias”, destacou o parlamentar.
Pontos-chave da proposta
O projeto prevê que operadores e pilotos estejam devidamente registrados junto à ANAC, tenham seguro obrigatório para passageiros, e atuem apenas com balões certificados e em áreas previamente autorizadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Entre as exigências também estão:
- Fornecimento de informações prévias aos passageiros sobre tipo de voo, rotas e riscos;
- Ficha cadastral com contatos de emergência e restrições médicas;
- Proibição da atividade em condições meteorológicas adversas;
- Proibição de operação sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas;
- Que o operador precisa ser uma pessoa jurídica ou física legalmente constituída, responsável pela prestação de serviços de balonismo;
- Que o piloto seja uma pessoa física habilitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com licença válida para pilotar balão livre tripulado;
- Penalidades que vão de advertência à cassação da autorização estadual em caso de descumprimento.
O Poder Executivo estadual terá 90 dias, a partir da aprovação, para regulamentar a lei e definir os mecanismos de fiscalização e aplicação das penalidades.
Regulamentação complementar e constitucional
Na justificativa do projeto, De Nadal ressalta que, embora a prática seja regulamentada nacionalmente pela ANAC por meio dos RBACs (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil), é necessário que o Estado atue de forma complementar, especialmente no que diz respeito a proteção ao consumidor, política de turismo e organização de atividades econômicas locais.
A proposta também se inspira em legislações já existentes voltadas para esportes de aventura, como a Lei Estadual nº 13.621/2005, adaptando seus princípios à realidade do balonismo.
“A proposta busca prevenir novos acidentes, garantir transparência nas informações aos passageiros e valorizar operadores que atuam de forma responsável e profissional”, concluiu Mauro De Nadal.
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