Atividade primária

Ex-prefeitos por decretarem Estado de Emergência, hoje os Municípios recebem trator e distribuidor de adubo líquido
Atividade primária
Ex-prefeitos por decretarem Estado de Emergência, hoje os Municípios recebem trator e distribuidor de adubo líquido
O gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR de Joaçaba, Israel Defendente Casagrande informa que nesta sexta-feira, 12de abril, às 16h, no Parque de Exposições Tancredo Neves, onde se realiza a Efapi de Chapecó, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanhado da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e do secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues entregam para muitos municípios um trator 75 cavalos de potência e um distribuidor de adubo líquido com capacidade de 6.000 litros. A escolha foi feita de acordo com a incidência da estiagem nos últimos 10 anos, isto através de decretos de emergência.
O Governador e o Secretário esperam que os equipamentos sejam úteis, tanto na época de estiagem para o transporte de água aos necessitados, como ao longo do ano para realizar tarefas importantes para agricultura familiar.
Casagrande foi bem claro, dizendo aos ourenses que as máquinas estão vindo para o Município graças aos ex-prefeitos que quando as estiagens assolaram Ouro, eles e suas equipes de trabalho iam à campo fazer os levantamentos das perdas sofridas pelos agricultores de seus produtos e animais, transformando os prejuízos em Decretos de Emergência no sentido de sensibilizar o governo estadual e também o federal sobre a necessidade de ajudar individualmente ou através do Município como está ocorrendo hoje, sexta-feira.
O Governo do Estado para poder socorrer o empresário rural, disponibiliza da linha de financiamento juro zero para investimentos, sendo que 30% destes recursos são para incentivar os agricultores em fazer as cisternas na captação da água da chuva, sendo uma prevenção quando da manifestação da seca (estiagem prolongada). O mencionado programa é desenvolvido pela Epagri (grande parceira do Governo do Estado), portanto, que os interessados procurem os escritórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, no Município para fazer o enquadramento e obter os recursos para tanto. É uma determinação do Governador do Estado para suas Regionais incentivarem que os agricultores tenham cisternas, no sentido de evitar possível falta de água para as propriedades rurais.
O gerente Casagrande informou que também estão com o troca-troca de semente de milho de média qualidade, porém, neste ano o Governo também está liberando sementes de alta qualidade. Informa que os agricultores devem passar nos escritórios da Epagri e lá fazer as suas reservas. Também tem o benefício habitação urbana e rural, programas Digital Beija.
Informa Casagrande que no último dia 18 de março, o Governo do Estado lançou o Programa de Economia Verde, para associações e cooperativas que transformam alguma matéria em produto, e para isto, precisa apresentar até o dia 02 de Maio projetos ao Estado, passando por análise e se forem aprovados, será liberado a fundo perdido até R$ 300 mil para desenvolver a atividade e agregar valor no produto final. Também continua com algumas mudanças o crédito fundiário, sendo que o juro era 5% ao ano, agora é de 0,5 até 2%, conforme o enquadramento do agricultor, no entanto, a cota aumentou de 50 para 80 mil reais.
ATENÇÃO: Hoje, sexta-feira, 12 de abril, somente Joaçaba, Luzerna e Treze Tílias recebem o trator e distribuidor de adubo líquido, até o final do corrente mês, será marcada outra data para os demais municípios receberem o benefício.
Casagrande ex-vereador no município de Ouro e atual gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR de Joaçaba.
Deixe seu comentário