Ateneu Clube de Capinzal: celebra nova diretoria e legado histórico em noite italiana |
Ato de confraternização e integração
Primeiro Congresso Regional dos Agentes da Paz
Piratuba anfitriã do evento
O 1º Congresso Regional dos Agentes da Paz foi realizado no Centro de Eventos de Piratuba, quinta-feira, 28 de agosto, numa promoção da Associação dos Magistrados Catarinenses e Direção do Fórum da Comarca de Capinzal. O evento contou com a participação superior a mil professores (as) inscritos, sendo dos municípios que integram a Comarca de Capinzal (Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Ipira e Piratuba) ainda da Comarca de Campos Novos: Zortéa.
Destacamos as presenças do juiz e presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, José Agenor de Aragão, juiz e diretor do Fórum da Comarca de Capinzal, Alexandre Dittrich Buhr (também representou o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho), ainda completaram a Mesa de Honra prefeitos e representes do Ministério Público, do Legislativo e do OAB.
A PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDA:
Abertura às 9h com pronunciamentos do Judiciário, Executivo, Legislativo e Ministério Público, em seguida apresentação do Grupo de Dança Aquadança de Piratuba.
Palestra de abertura 10h com o tema: Pacifismo, tendo como palestrante o juiz de direito da Comarca de Capinzal, Alexandre Dittrich Buhr.
Apresentação e palavras 11h tendo como palestrante o membro do Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil ? CAN, Renato Bini.
Exibição do DV com o registro de atividades dos Agentes da Paz de Piratuba, às 11h30.
Intervalo para almoço e descanso às 12h.
Capacitação às 13h30 com a orientadora Sandra D?Agostini, mestre pela Univali em Gestão de Políticas Públicas e pós-graduada pela USP em Violência Doméstica e pós-graduada pelas UFSC em Metodologia de Atendimento às Crianças e Adolescentes em situação de riscos pessoal e social.
Café colonial oferecido pela MultiServ (correspondente do município de Capinzal, Eloiza Lancini), Inovar (gerente de Santa Catarina Dora) e Banco Cruzeiro do Sul (gerente comercial da região Sul do Brasil, Isabel).
Grupos elaboraram a Carta de Intenções, 16h e às 17h30 plenária para a apresentação da Carta de Intenções.
Às 18h encerramento com apresentações culturais e palavra final do juiz Alexandre.
O projeto Agente da Paz é uma iniciativa dos Magistrados Catarinenses visando implantar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos uma Cultura da Paz. Essa iniciativa visa criar atividades práticas que estimulem as pessoas a praticarem e divulgarem atos pela Paz, tanto individual quanto coletivo. O fim da Justiça é a Paz Social, porém, os Magistrados Catarinenses estão cientes de que a Paz Social não será alcançada somente com a resolução dos processos judiciais que tramitam em nossas Comarcas. Um processo judicial apenas representa uma situação de conflito ou até mesmo de violência que aconteceu. E nesta perspectiva, os Magistrados Catarinenses perceberam que seria muito importante antecipar-se ao surgimento do processo através da prática de ações coordenadas e sérias, com o envolvimento de toda a sociedade. E um dos caminhos é, sem sombra de dúvida, trabalhar pela implantação de uma Cultura da Paz.
Este projeto já está implantado em várias cidades do Estado e o objetivo é que em todos os municípios tenham o projeto inserido. Com um trabalho coordenado, sério e altruísta, poderemos ter a esperança de que, nas próximas décadas nossas cidades serão lugares mais pacíficos de se viver. Isso será possível caso todos nós tenhamos este sonho. O Projeto Agente da Paz é um grande instrumento para realizarmos este sonho. Em Capinzal o mencionada Projeto foi oficialmente lançado em 06 de junho de 2007, representou um destes dias em que a história de nossas vidas, de nossas cidades, do nosso Estado e, quem sabe, do Brasil e do mundo, passe a mudar positivamente. Quando isso tudo acontecer definitivamente, poderemos ter a certeza de que nosso sangue, suor e lágrimas não foram em vão.
Juiz Alexandre Dittrich Buhr dando as boas vindas aos agentes da paz.
Eloiza (MultiServ) e Isabel (Cruzeiro do Sul e Inovar).
?Nós aclamamos que no mundo... que a paz seja superior a todas as coisas?; Multi Serv.
Deixe seu comentário