logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Senge-SC é contrário ao PL que permite avaliação de imóveis públicos por corretores

Entidade alerta para riscos à segurança jurídica, transparência e boa gestão do patrimônio público com o PL 2.283/2021

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC) manifesta seu posicionamento contrário ao Projeto de Lei 2.283/2021, especialmente à Emenda nº 1 da Comissão de Trabalho (CTRAB), que propõe autorizar corretores de imóveis a elaborarem laudos de avaliação de imóveis destinados à administração pública federal.

Para o Senge-SC, a proposta representa um grave retrocesso. A avaliação de bens públicos exige responsabilidade técnica, base científica e respaldo legal, atributos que são garantidos atualmente por engenheiros, arquitetos e agrônomos devidamente habilitados. Esses profissionais atuam de acordo com normas da ABNT, como a NBR 14.653, e com legislações específicas que asseguram a precisão e a legalidade dos laudos.

A presidente do Senge-SC, engenheira Roberta Maas dos Anjos, destaca que a proposta compromete a qualidade e a segurança do processo de avaliação pública: “Avaliar imóveis públicos exige conhecimento técnico e responsabilidade. Não é só dizer quanto vale, é garantir segurança jurídica, transparência e proteger o patrimônio da União. Tirar isso das mãos de profissionais habilitados é abrir espaço para erros e prejuízos”.

O Senge-SC se junta ao Sistema Confea/Crea, ao Ibape Nacional e a diversas entidades da área tecnológica para defender a manutenção do rigor técnico nas avaliações públicas. A entidade lembra ainda que a própria Secretaria de Patrimônio da União (SPU) exige, por norma, que os avaliadores sejam registrados no Crea ou no CAU, como previsto na Instrução Normativa SPU/ME nº 67/2022.


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Senge-SC é contrário ao PL que permite avaliação de imóveis públicos por corretores Anterior

Senge-SC é contrário ao PL que permite avaliação de imóveis públicos por corretores

Sucesso na primeira edição do Show de Talentos Próximo

Sucesso na primeira edição do Show de Talentos

Deixe seu comentário