logo RCN

BIOGRAFIA DE ZEVILA SUSIN

  • ZEVILA SUSIN -

UM ANO DE SEU FALECIMENTO

Ensinar um pouco do que sabemos é maravilhoso; mas às vezes torna-se difícil e não impossível para quem estava preocupada com o futuro de um pequeno lugar que ainda não tinha escola.
Zevila Scapini Susin nasceu em 25 de agosto de 1926, na "Entrada", atual loteamento Colina, município de Capinzal, onde passou toda a infância com seus pais José e Albina Scapini e nove irmãos.
Aos nove anos ela começou a estudar no colégio das irmãs onde completou até 4ª série. Na mesma escola fez o chamado curso complementar, que correspondia ao ensino médio e fundamental.
Após concluir os estudos com 17 anos, já muito responsável e disposta a ensinar o que sabia resolve ser professora. Suas primeiras aulas foram na Linha Residência – município de Capinzal.
Desfrutando de sua juventude e sendo uma moça que sonhava em constituir uma família, ter filhos e netos, conhece José Susin (hoje 91 anos), um rapaz bonito e cheio de vida. Casou-se aos 21 anos, na inesquecível data de 25 de maio de 1947. Tiveram 05 filhos: Elda, Elisio, Eleda, Hermes e Hélio (já falecido).
Zevila e José foram então morar na indústria Zortéa Brancher.
Zevila fascinada e interessada pela educação vê a necessidade do pequeno lugarejo ter uma escola. A partir daí resolve dar aulas particulares em sua própria casa.
Passado algum tempo, a indústria Zórtea Brancher acha importante a ideia e contribui construindo uma escola. Zevila inicia apenas dando aulas para a 1ª série, depois veio a 2ª e depois a 3ª série. A escola funcionava com ajuda dos pais dos alunos, que arcavam com as despesas.
Alunos de todas as redondezas e principalmente dos campos passaram a frequentar a escola. Com o aumento no número de alunos e Zevila já muito apaixonada pela profissão, começa a trabalhar em dois turnos, matutino e vespertino, para tentar fazer com que todos os alunos aprendessem participar, pois estudavam a 1ª, 2ª e 3ª série em uma mesma sala.
Assim mesmo a professora Zevila conseguiu transmitir o seu saber, pois todos os alunos eram disciplinados e a respeitavam. Tinham o hábito de formarem filas onde rezavam e cantavam o hino nacional brasileiro todos os dias, antes de iniciar a aula.
O número de alunos continuava crescendo, a escola passa a ser municipal e a se chamar "Escola Municipal de Duas Pontes".
Zevila trabalhou como professora durante 17 anos - ensinou muito e também aprendeu bastante. Parou de lecionar para tratar de sua saúde que não estava bem e para se dedicar um pouco mais à família e cuidar de seus cinco filhos pequenos. Hoje todos são casados e lhe presentearam com nove netos e dois bisnetos.
Morou no Zortéa durante 30 anos onde conheceu pessoas que lhe deixaram muita saudade, vindo morar em Capinzal, trazendo lembranças e recordações que guardou para toda a vida.
E nestes 27 anos que morou em Capinzal sempre foi visitada pelos amigos Zorteenses e surpreendida pelas histórias que os ex-alunos contam de sua 1ª professora.
Zevila Susin no dia 25 de Agosto de 2011 completaria 85 anos. Teve a alegria do dever cumprido, pois contribuiu na alfabetização de muitas crianças, as quais puderam melhorar de vida, graças ao esforço de sua Professora.
Partiu para o Oriente Eterno em 04/09/2010.
Saudades de Seu Esposo, Filhos, Filhas, Noras, Genro e Netos.
 

DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE DROGA Anterior

DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE DROGA

Próximo

ESTADO DE SANTA CATARINA – MUNICÍPIO DE CAPINZAL

Deixe seu comentário