logo RCN

BRENNO JOSÉ TOALDO: UMA PERDA IRREPARÁVEL

O TRISTE ADEUS AO HOMEM DE SUCESSO PROFISSIONAL

 

 
 
 
Brenno José Toaldo de 79 anos foi casado com Romilda Dambrós Toaldo, com quem teve quatro filhos (Ciro José Toaldo, Lúcia Leonor Toaldo, Anita Romilda Toaldo e Luciana Cristina Toaldo Baretta), os quais lhes deram netos. Aos 17 anos já trabalhava para sustentar seus três irmãos e ajudava seus pais. Uma vida de integral dedicação à comunidade e aos trabalhadores. Brenno nasceu em 22/12/1931, em Capinzal, filho de Lúcia Zortéa Toaldo e de Anselmo Toaldo (in memorian).
Ainda adolescente, em 1948, o garoto Brenno começa a trabalhar na Indústria Reunidas Ouro. Sempre preocupado com uma vida digna aos trabalhadores, ingressou na vida sindical em 1985, na então Associação da Alimentação de Capinzal, sendo transformada em Sindicato da Alimentação de Capinzal em 1988. Novo movimento em 1996 cria o Sindicato de Carnes e Derivados, promovendo a fusão ao atual Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústrias da Alimentação de Capinzal.
Em 1988, na condição de vereador, Brenno consegue o terreno para a construção da sede social, com o então prefeito Celso Farina, consequentemente, em 1992 foi inaugurada a primeira fase da sede, quando o sindicato passa a se consolidar. Em 1996 foi dado início a área de lazer para os sócios em Piratuba, eram apenas três apartamentos que passaram a oito e campo de futebol suíço. Brenno e sua Diretoria aceitaram a proposta do Município que precisava ampliar o ensino supletivo, assim foi concluído o terceiro piso do sindicato para sediar a escola. Também em parceira com a Prefeitura foi concluído em 1997 o quarto andar do prédio para a implantação da Ciretram.
Em virtude da criação do terceiro turno na empresa Perdigão em Capinzal, em 1988, então em 2000 foi construído o quinto piso para a implantação do ensino supletivo de segundo grau. Também em 2000 foi assinada a implantação da participação dos lucros e resultados, como acordo e lei. Ainda neste mesmo ano, aquisição de um laboratório de informática com 13 microcomputadores e implantação da primeira escola de aperfeiçoamento para os trabalhadores do Estado de Santa Catarina com cursos de informática, inglês e espanhol. Em 2001, a sede social do Sindicadezal estava totalmente concluída com averbação do prédio com 868,54 m2.
Brenno foi sucedido por Ludovino Soccol, o qual ingressou no mercado de trabalho em 1973, sendo que entrou na Perdigão em março de 1980 e começou sua jornada na vida sindical em 1994. Soccol assumiu a presidência do Sindicadezal, sempre buscando valorizar os associados como seres humanos, procurando o melhor para todos, colocando em prática os bons exemplos do ex-presidente Brenno.
Brenno na sua missão de bem representar os associados do Sindicadezal, consequentemente, funcionários da empresa perdigão, nem sempre era bem compreendido, pois em cada reivindicação tinha que usar do consenso e da razão para obter um resultado bom para todas as partes envolvidas na decisão.
Brenno, além de sua bela carreira profissional na agroindústria (funcionário das Indústrias Reunidas Ouro e com a chegada da Perdigão em 1980 passou a ser gerente da Fábrica de Produtos Suínos - FPS, exerceu a função de vereador e presidente da Câmara Municipal) e na força sindical, também conseguiu formar uma bela família de credibilidade e de bons exemplos sociais, ainda conquistou grande laço de amizade em virtude de seus atos e maneira de ser.   
A atual diretoria do Sindicadezal prestou várias homenagens ao sempre lembrado Brenno, pela sua importância na força sindical, o qual fez por merecer os reconhecimentos.
Uma homenagem do Sindicadezal, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústria da Alimentação e Afins do Estado de Santa Catarina – FETIAESC, dos familiares e laços de amizade ao eterno Brenno José Toaldo.
 
 
Brenno José Toaldo
* 22/12/1931
+ 14/02/2011
 
LANÇAMENTO DO PILOTO DO LIVRO “ESPELHOS DA VIDA” Anterior

LANÇAMENTO DO PILOTO DO LIVRO “ESPELHOS DA VIDA”

Campos Novos Próximo

Campos Novos

Deixe seu comentário