Conviva Rural faz primeiro Arraiá na Comunidade de Vila União |
Competidores de Piratuba e Ipira foram destaque no Rally Trancos RS em 2019

-
- Ari Tondin e André Tondin (Crédito Aline Ben-Comunicação 4x4).jpg
Piratubenses fizeram dobradinha no topo do pódio da categoria Turismo e venceram a prova na Turismo Light
A tradicional Copa Trancos & Barrancos deu origem em 2019 ao campeonato de rally regularidade "Rally Trancos RS", que reuniu em sua primeira edição mais de 80 competidores ao longo do ano. O campeonato passou pelas cidades de Palmares do Sul e Jaquirana, até encerrar com uma grande final realizada em Passo Fundo. Ao longo do ano a competição promoveu disputas entre quadriciclos, motos, UTVs e carros 4x4 nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light, além de trilhas no tradicional Passeio 4x4 e na Trancos Adventure. Entre os destaques da temporada deste ano estiveram competidores de Piratuba e de Ipira que fizeram dobradinha no topo do pódio dos campeões do ano pela categoria Turismo e venceram a prova da Turismo Light, além de garantirem uma terceira colocação na prova da Graduado.
A cidade de Passo Fundo promoveu uma festa emocionante e cheia de atrativos para a final do Rally Trancos RS em 2019. A programação aconteceu na sexta-feira e no sábado, dias 29 e 30 de novembro, com recepção na Estação Gastronômica Gare, largada em frente ao Prix Hotel e chegada no Gran Palazzo. Os competidores também puderam participar de um curso de navegação gratuito e foram convidados a visitar o Museu Nacional do Automobilismo. No total, 51 veículos participaram da prova, divididos nas categorias de carros 4x4 Graduado, Turismo, Turismo Light, "Amigos do Seu Nardi" e Passeio 4x4, e também Quadriciclos e UTVs. O diretor técnico, Alexandre Rech, montou um circuito com 135 quilômetros no total, sendo 90 de trecho cronometrado.
A programação em Passo Fundo contou com o apoio de empresas e entidades locais como a Associação Passofundense de Motocross (APM), Marr Sul, DSTRAC Performance 4×4, Pampa Jipe Clube e a Associação de Pilotos de Passo Fundo (APPF). O evento ainda homenageou o entusiasta do off-road no município, Sílvio Antônio Nardi, que morreu no dia 30 de agosto deste ano e era figura importante do Raid do Rio Grande do Sul e do Oeste Catarinense. Para homenageá-lo, foi montada a categoria "Amigos do Seu Nardi", que reuniu competidores de todos os níveis com qualquer carro 4x4.
Dobradinha de campeões na Turismo
Entre os competidores intermediários e que almejam estar entre os mais experientes do rally regularidade a disputa no Rally Trancos RS ficou entre duas duplas de pais e filhos de Piratuba. E quem levou a melhor foi o piloto Ari Tondin e o seu filho, o navegador André Tondin, que venceram a final em Passo Fundo e garantiram o título de campeões da Turismo. "A prova de Passo Fundo foi excelente, muito boa. Tivemos bastante estradão e foi muito técnica e bem organizada, deu para andar bem. É no estilo que a gente gosta", diz Ari.
Para André, além da emoção de andar ao lado do pai, o Rally Trancos RS traz energias especiais para a dupla que vem de Piratuba competir no estado vizinho. "Só de andar ao lado do meu pai é uma emoção diferente. Competir aqui no Rio Grande do Sul parece trazer boas vibrações para nós. Foi onde ganhamos nossa primeira prova em Jaquirana em 2018 e ganhar novamente em Passo Fundo, uma cidade onde meu pai andou muito de jeep raid, é especial. Estamos nos acostumando com o carro novo e o grid era pequeno em nossa categoria, mas altamente qualificado. Entramos no carro dispostos a fazer o melhor, mas realmente não imaginávamos vencer a prova. E vencer o Rally Trancos RS então é maravilhoso", conta o navegador campeão da Turismo.
Na segunda colocação outra dupla de pai e filho também vinda de Piratuba comemorou o vice-campeonato depois de muita disputa com seus conterrâneos. O piloto José Andrade Junior e o navegador Bernardo Schafer Andrade representam a equipe GS Racing e deram trabalho para os campeões da temporada. "A prova de Passo Fundo foi mais uma nota 10 como todas as que o Alexandre Rech tem organizado com sua equipe. Na sexta-feira tivemos uma recepção muito calorosa com os amigos, com chope e música em um lugar cativante. No dia seguinte contamos com uma prova bem para frente, com muito chão para acelerarmos, mas no decorrer do trecho não conseguimos 100% de aproveitamento", comenta Junior.
Vitória na prova da Turismo Light
O piloto Mauro César Ilhacos e o navegador André Hachmann, de Piratuba, não participaram de todo o campeonato, mas quando marcaram presença na final em Passo Fundo garantiram o lugar mais alto do pódio. "A prova de Passo Fundo estava ótima! Tanto o piloto como o navegador tiveram muito trabalho, com mais estradões e sem muitos balaios, mas foi uma prova muito técnica, não podíamos ter erros", diz André.
Ipira no pódio da Graduado
A região também contou com representante no pódio da categoria Graduado. O piloto Dirceu Potrich, de Ipira, ficou em terceiro lugar na prova de Passo Fundo. Dirceu competiu ao lado do navegador de Chapecó, André Lenger. "A prova estava boa. Apesar da navegação estar relativamente fácil por falta de balaios, as médias estavam altas e deu para brincar. Foi só a segunda vez que andei com o Dirceu e ficamos muito próximos do primeiro e do segundo colocados. O evento como sempre foi muito bom, a recepção de sexta-feira foi perfeita e sábado como sempre foi tudo muito organizado, daí foi só comemorar o resultado", diz André.
O Rally Trancos RS 2019 tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A organização é de Trecho 1 Eventos e Promoções e da Associação de Pilotos de Passo Fundo (APPF). O patrocínio é de Troller Trilha Florauto, GS 4x4 Performance, Gratt Indústrias de Máquinas, DSTRAC Performance 4×4, Revenda Marr Sul Power Sports, Multital Factoring, Imóveis Crédito Real, A2M Motorsport V-trek, Q7 Off-Road, Tecnnic Eletrônica Industrial, Cooper Tires, Prefeitura de Palmares do Sul e Prefeitura de Jaquirana. O apoio é de Jeep Moto Clube de Palmares do Sul, Flosul Madeiras, Pampa Jipe Clube, D'primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Prix Hotel, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4
Deixe seu comentário