logo RCN

Conferindo e levando ao conhecimento público:

Reforma do Centro Educacional de Capinzal

A nossa Reportagem visando levar a informação, conhecimento e ajudar na fiscalização do dinheiro público, esteve nesta segunda-feira, 1º de Agosto, dentro do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, para constatar que tipo e de que maneira vem sendo feita a reforma do mesmo, isto, levando em conta boatos e rumores. Neste dia, percorremos as dependências internas, no intervalo do meio dia, sendo que percebemos o trabalho de retirada do teto e o material descido estava pelo meio e nas laterais do salão.

A reforma do teto do Centro Educacional e outras melhorias são provenientes de recursos estaduais, do Fundo Social no valor de R$ 126.609,04; concedente Agência de Desenvolvimento Regional - ADR de Joaçaba, sendo a entidade executora o município de Capinzal e empresa construtora: Construções Herval. Prazo de execução é de 150 dias, sendo que a data de início era 24 de Junho e do término em 24 de Novembro do ano em curso.  

O ato inaugural do Centro Educacional ocorreu em 03 de Setembro de 1988, portanto, há quase 28 anos, sendo que em termos de curiosidade, o prefeito da época era Celso Farina, vice-prefeito Eurides Gomes da Silva, vereadores: Alaor Gramázio Pereira de Lima, Alduir da Silva (Binde), Brenno José Toaldo, João Silva De Andrade, Leonildo Bortoli (Canhoto), Leonir Boaretto, Olivaldo Held, Rubens Leal (Binho) e Therezina Spadini.

É claro que o dinheiro público deve ser bem aplicado, mas, mesmo os vereadores fazendo a fiscalização, a imprensa também deve conferir, acompanhar o andamento da benfeitoria e informar, até porque o teto estava se soltando e poderia resultar em perigo a integridade física do público. E como tudo tem de estar dentro das normas e exigências do Corpo de Bombeiros para que o Centro Educacional tenha o atestado de vistoria e alvará de funcionamento, a benfeitoria era muito esperada. O investimento é para a reforma, porém, se faz necessário em outra oportunidade uma ampliação do mesmo, sendo que poderia ser uma prioridade, por ter espaço que possibilita aumentar a edificação e propiciar maior conforto e comodidade aos eventos realizados. Quem sabe, transformar o local numa Casa de Cultura, no sentido de realizar eventos culturais nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Cinema, Vídeo que dizem respeito a região - estado e nação. Podendo ter o mesmo ou semelhante principal objetivo da Universidade Estadual de Londrina (PR), quanto a Casa de Cultura que é estimular a formação, produção e circulação artística e cultural, além de apoiar a produção regional e também nacional e internacional.   

Capinzal falta despertar para a indústria sem chaminé, o turismo, para tanto, é preciso de projetos e buscar parcerias com municípios da Comarca, pois tem pontos turísticos e atrações, basta fomentar, consequentemente, atrair turistas para o lazer, entretenimento e conhecer nossa terra e nossa gente, o que proporcionaria renda e desenvolvimento.   

 

Registro fotográfico na segunda-feira, 1º de Agosto, sendo da reforma do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, inaugurado há 28 anos.

Capinzalense é uma referência na arte de empalhar cadeiras Anterior

Capinzalense é uma referência na arte de empalhar cadeiras

Inovart Comunicação Visual de Capinzal Próximo

Inovart Comunicação Visual de Capinzal

Deixe seu comentário