logo RCN

Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam

Coocam realiza palestra sobre programa de incentivo ao plantio de milho em Abdon Batista

A Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam, com apoio da Secretaria de Agricultura de Abdon Batista, escritório da Epagri do município e CoperAbdon, realizaram na noite de quinta-feira, 14 de julho, apresentação sobre o Programa de Incentivo ao Plantio de Milho para a safra 2016/2017.

No evento, técnicos da Coocam, juntamente com a equipe comercial demonstraram as vantagens e facilidades de adesão ao programa que busca ampliar a área de cultivo de milho no estado, além de palestra técnica sobre manejo da cultura.

O Programa de Incentivo ao Plantio de Milho, foi desenvolvido pela Fecoagro, a pedido da Secretaria da Agricultura do Estado. Na região, a Coocam, associada a Fecoagro, dispõe do projeto e financia a safra de milho aos produtores.

Com a adesão do produtor ao programa, a cooperativa disponibiliza aos produtores sementes de alta tecnologia e todos os insumos para cultivo das áreas visando altas produtividades, com custo total de 77 sacos/hectare, incluindo ainda despesas com o Funrural e o seguro agricola da lavoura que serão pagos somente na colheita. Ainda o Programa garante o preço mínimo de R$ 34,00/saco na safra, no momento da comercialização.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Da Coocam, Paulo T. Graeff Júnior, o estado de Santa Catarina vem sofrendo muito nas últimas safras com a falta de milho no mercado, devido produzir apenas 50% do total que é consumido pela cadeia produtiva, principalmente de suínos e aves. "Então esse programa vem como forma de abastecer essa falta de produto no mercado, proporcionando um bem comum entre produtores, cooperativas e agroindústrias que são os setores ligados diretamente com a cadeia. Além disso, levando em conta o manejo de suas áreas e pensando pelo aspecto técnico, a cultura do milho é de extrema importância para nossa região que também é grande produtora de soja, como uma ótima alternativa de rotação de cultura, melhorando a estrutura de solo, manejo de doenças e controle plantas daninhas de difícil controle. Este programa de incentivo ao plantio de milho agregou valor ao produto com a garantia de um preço mínimo, que deixa a cultura viável", afirmou Paulo.

De acordo com o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, o programa deve estimular consideravelmente o plantio de milho e está disponível a todos os agricultores. "Esse programa pode estimular muito o plantio, porque existe um financiamento disponível e o produtor vem até a cooperativa e leva o pacote completo, com sementes de alta tecnologia tratada, todos os insumos, como fertilizantes e agroquímicos, seguro rural, tem o Funrural. Tudo isso, com um custo de 77 sacos/ha. Isso estimula o plantio, porque se o produtor colher 160 sacos/ha ele terá 100% de produção acima do custo, para pagar outras despesas e ter um lucro na cultura", destacou João Carlos.

 

 

 

Santa Catarina tem 196,7 mil pequenos agricultores aposentados Anterior

Santa Catarina tem 196,7 mil pequenos agricultores aposentados

Cresol lança Plano Safra no município de Ouro Próximo

Cresol lança Plano Safra no município de Ouro

Deixe seu comentário