logo RCN

Cooperativas de crédito

  • Divulgação/ Unicred - Presidente da Unicred SC/PR, Dr. Jorge Abi Saab Neto.

Você dono de uma Instituição Financeira Cooperativa

Vantagens de uma cooperativa de crédito sobre os bancos tradicionais. O texto é assinado pelo presidente da Unicred SC/PR, Dr. Jorge Abi Saab Neto.

O aumento da migração de clientes dos bancos tradicionais para as cooperativas de crédito é uma realidade. E para que as cooperativas chegassem a um crescimento de 20% ao ano, contra 16% dos grandes bancos, e 11% dos bancos de porte médio, além das vantagens financeiras que incluem taxas convidativas, está o atendimento personalizado ao cooperado. Somente esse ano, por exemplo, o sistema Unicred registrou no primeiro semestre de 2016 um aumento de  22,3% nos depósitos totais em relação ao mesmo período de 2015. O saldo médio dos depósitos ficou em R$ 7,9 bilhões.  Na Unicred SC/PR, o aumento dos depósitos totais foi de 24,85%.

Entre os atrativos desta migração, está o fato de que ser cooperado é mais que ser um cliente, pois ao aderir ao cooperativismo de crédito o investidor torna-se dono e, como tal, recebe sobras -  ou seja, o resultado das operações geradas, principalmente, através das receitas com intermediação financeira, por exemplo, aplicações e empréstimos, e comercialização dos produtos e serviços. Estas sobras são divididas entre os cooperados, na proporção da movimentação financeira. Este é um diferencial que se aplica apenas para uma instituição financeira cooperativa.

Outro ponto importante é a autonomia que esse sistema delega às suas regionais e agências. Serviços como linhas de crédito, seguros, cartões e contas-corrente podem ser adequados ao cooperado de acordo com as necessidades individuais, permitindo que o contato entre gerentes e público possa ser mais estreito, tratando das particularidades de cada realidade financeira.

Por fim, é preciso ressaltar que há uma clara relação de confiança entre cooperados e cooperativas, uma vez que estas instituições são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central. A Unicred SC/PR, assim como outras cooperativas de crédito, faz parte do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e créditos mantidos nos bancos cooperativos e nas cooperativas singulares de crédito em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições.

ASSEMBLEIAS DE FUNDAÇÃO DE COOPERATIVAS ESCOLARES Anterior

ASSEMBLEIAS DE FUNDAÇÃO DE COOPERATIVAS ESCOLARES

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário