ASSEMBLEIAS DE FUNDAÇÃO DE COOPERATIVAS ESCOLARES

ASSEMBLEIAS DE FUNDAÇÃO DE COOPERATIVAS ESCOLARES EM ÁUREA E CAMPINAS DO SUL
Ocorreram nos dias 17 e 18 de novembro de 2016, as assembleias de fundação de 3 cooperativas escolares, uma no município de Áurea e duas no município de Campinas do Sul. A implantação da associação de alunos para fins educativos é uma iniciativa da Sicredi Norte RS/SC, através do Programa A União Faz a Vida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, escolas municipais e estadual. Autoridades locais acompanharam os eventos, bem como a direção das escolas, professores, representantes de cooperativas locais, entre outros convidados.
Uma cooperativa escolar é uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos seus associados. Amparada pela Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei nº. 5.764/71, em sua essência busca formular uma proposta pedagógica com a participação dos aprendizes em atividades práticas. O projeto estimula o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável.
No município de Áurea, a assembleia de fundação aconteceu no dia 17, no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, onde a cooperativa escolar UNIÁUREA terá como seu presidente Patryk Vinícius Spica e a professora Sandra May como coordenadora do projeto. Estiveram presentes no evento o Vice Presidente da Sicredi Norte RS/SC Sr Adelino Reovaldo Loch, Gerente da Agência do Sicredi Rudinei Stachelski, Assessora de Relacionamento da Central Sicredi Sul Cristiane Biscaino, Presidente da CECAFES Sr Roberto Luiz Balen, presidente da Coopsaude Sra Dilva Maria Galina Loch, representante da Creral, representante da Aurora, secretária municipal de educação Sra Lurdes Knakiewicz Kominkiewicz e Secretário de Administração Sr Luiz Carlos Slussarek.
Em Campinas do Sul, as assembleias aconteceram no dia 18, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altayr Caldartt, onde a cooperativa escolar COOPACAL terá como presidente o aluno Igor Odimar Rufino Pinheiro e orientação da professora Francieli Baldissera. Na cooperativa UNIESCO, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Telles Colpani, assumiu como presidente o aluno Bernardo Della Latta da Rosa com as professoras orientadoras Marcia Mezaroba e Morvana Baldissera. Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Sr Milton Ângelo Cantele, Diretor Executivo da Sicredi Norte RS/SC Sr Elisandro Marmentini, Gerente da Agência do Sicredi Arlei Calegari, Diretora de pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Ideau Dania Barro, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos Sra Maria Luciane Trindade, presidente do Conselho Municipal Sra Cleci Pavan, Presidente da CECAFES Sr Roberto Luiz Balen, representantes da Creral, Aurora, Coopsaúde, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campinas do Sul, Câmara de Vereadores, Coordenadora Municipal do Programa A União Faz a Vida Senhora Marilene Coppini e diretoras das demais escolas municipais e estaduais do município.
Patryk Vinícius Spica, presidente eleito da cooperativa escolar UNIÁUREA, agradeceu a Sicredi Norte RS/SC. "Através do Programa A União Faz a Vida, proporciona à escola e especialmente aos alunos, uma experiência de criar uma cooperativa escolar, dando oportunidade de demonstrar minha capacidade de organização e liderança, agradeço também aos demais alunos associados da cooperativa fundada, por aceitarem o desafio de iniciar algo novo".
O aluno Igor Odimar Rufino Pinheiro, presidente eleito da Coopacal, em seu agradecimento deixou uma frase emocionante: "Com certeza faremos a diferença com esta oportunidade. "
Bernardo Della Latta da Rosa, presidente eleito da Uniesco, trouxe no plano de metas o estímulo da cooperação do grupo de associados. "Além disso, respeitar a opinião de cada um, focar na construção da aprendizagem, entre outros objetivos".
As assembleias de fundação das cooperativas escolares foram conduzidas pelos próprios estudantes, sócios fundadores e como Ordem do Dia, no Edital de Convocação, estavam a apreciação e aprovação do Estatuto Social, a eleição do Conselho Fiscal e Diretoria, entre outros assuntos de interesse do quadro social. Todo o processo contou com o apoio do coordenador das Cooperativas Escolares da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, professor Everaldo Marini.
Deixe seu comentário