Ateneu Clube de Capinzal: celebra nova diretoria e legado histórico em noite italiana |
CRESOL EM HDO
MAIS UMA FILIAL NO VALE DO RIO DO PEIXE
A cidade de Herval d?Oeste é sede de mais uma filial do Sistema CreSol de Cooperativas de Crédito Rural, inaugurada na terça-feira, 26 de agosto, no final da tarde.
O Sistema CreSol presta serviços de conta corrente, Pronaf Custeios e Investimentos, empréstimos, aplicações, pagamentos benefícios INSS, financiamentos de automóveis. Também de super proteção seguros de: vida, casa (alvenaria e madeira), tratores, automóveis, aviários, chiqueiros e multirisco rural.
Missão e Princípios
O Sistema CreSol é uma rede de cooperativas de crédito rural com interação solidária, que busca promover a inclusão social de agricultoras e agricultores familiares, ao facilitar o acesso a produtos e serviços financeiros. Foi criado com a missão de atuar no fortalecimento e estímulo da interação solidária entre estes agricultores e suas organizações, por meio do crédito e da apropriação de conhecimento, visando o desenvolvimento local com sustentabilidade.
O Sistema tem por princípios a interação solidária dos agricultores, a democratização e profissionalização do crédito, a direção e gestão dos próprios agricultores, a transparência, a descentralização das decisões e o crescimento horizontal da rede de cooperativas. Princípios que buscam a ampliação do acesso a serviços financeiros, a transparência e honestidade na gestão, além de buscar contribuir para o desenvolvimento socialmente justo e não degradante.
História
O Sistema CreSol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária é resultado da luta de famílias agricultoras por acesso ao crédito e pela participação, como sujeitos, num projeto de desenvolvimento local sustentável. No final da década de 80, as dificuldades de acesso ao crédito rural, a necessidade de financiar experiências alternativas da agricultura e a luta dos assentados da reforma agrária nas regiões Sudoeste e Centro-Oeste do Paraná, levaram algumas organizações a estruturar um fundo de financiamento para a agricultura familiar ? o Fundo de Crédito Rotativo (FCR).
Esse fundo, financiado pela cooperação internacional (Misereor), era administrado por entidades/movimentos pastorais, sindicais, não governamentais, associativas e sem terras, nas regiões Sudoeste e Centro-Oeste. A partir dessa experiência, ficou evidenciada a necessidade de criar uma instituição que pudesse acessar, canalizar e desburocratizar o crédito rural, além de administrar os recursos de poupança dos agricultores e prestar outros serviços financeiros que eles demandassem.
No final de 1994 e início de 1995, foram realizados dois importantes seminários sobre fundos rotativos e cooperativismo de crédito, na Fundação Rureco, em Guarapuava/PR e na Assesoar (Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural), em Francisco Beltrão/PR. Além disso, três intercâmbios foram realizados em 1995 com visitas às cooperativas de crédito de Quilombo, Caçador e Itapiranga, no Oeste catarinense, apoiadas pela Apaco (Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense). Estes intercâmbios contribuíram para consolidar o projeto de um sistema de cooperativas de crédito independentes e autônomas, gestionadas pelos próprios agricultores, com crescimento horizontal e inclusão social.
Assim, em 1995 foram criadas as primeiras cooperativas do Sistema CreSol e em seguida, uma base de serviços (Baser) encarregada de dar suporte a essas cooperativas nas áreas de formação, normatização, contabilidade, informática, organizando ainda a interlocução com outras organizações, bancos, governos e entidades de apoio. Com o gradativo aumento do número de cooperativas nos anos seguintes, novas bases regionais foram criadas.
Em 1998 são constituídas as primeiras cooperativas do Sistema CreSol nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expansão para outros territórios foi resultado da atuação de organizações da agricultura familiar desses estados, que se identificaram com a proposta do Sistema CreSol.
Em 2000, a CreSol Baser, por orientação do Banco Central, foi transformada em cooperativa central, com sede em Francisco Beltrão/PR. Em 2004, conforme o princípio da descentralização e crescimento horizontal, foi criada a segunda cooperativa central de crédito. A CreSol Central, com sede em Chapecó/SC, tem filiadas as cooperativas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto a Central CreSol Baser tem como filiadas as cooperativas singulares do Paraná e também de Santa Catarina.
Deixe seu comentário