Criador de Campos Novos utiliza teste de DNA na seleção de Bovinos Charolês
A Cabanha Ponche Verde, estabelecimento rural que se dedica há mais de 20 anos na criação de bovinos puros da raça charolesa e de ovinos Hampshire Down, no município de Campos Novos-SC, utiliza-se de modernas técnicas que a genética oferece para melhorar os seus animais. Dentre elas, a inseminação artificial, acasalamentos dirigidos através de indicadores como diferença esperada de progênie (DEPs), avaliação de ganho de peso, além da avaliação fenotípica e seleção por pedigree. Sempre produzindo b ons reprodutores puros de origem (PO) que comercializa na propriedade e em feiras especializadas do estado, o proprietário da Cabanha, Médico Veterinário Jair Noriler, utiliza agora a mais nova técnica na seleção e acasalamento de animais, os marcadores moleculares. Testes de DNA que são feitas a partir da coleta bulbos pilosos extraídos da cauda dos animais e analisados em laboratório, que informam o perfil dos animais, tais como: ganho de peso, área de olho de lombo, taxa de fertilidade das novilhas, facilidade de parto, longevidade, paternidade, animais mochos ou aspados e, até características da carne como gordura, maciez e marmoreio.
De posse desses indicadores a cabanha utiliza o melhor o sêmen para a melhor combinação de características de melhoramento e produzir touros e matrizes cada vez mais produtivas.
Os investimentos iniciais são altos, mas os resultados a serem obtidos nos próximos anos compensarão na forma de reprodutores que serão comercializados com a garantia que irão imprimir realmente as características para que foram selecionados.
Adquirir um touro baseado no fenótipo (aparência), mesmo ser um grande campeão de exposição, não é garantia de que seus filhos serão produtivos. Com a nova técnica é possível garantir que seus filhos irão reproduzir as características do pai.
Enfim, o melhoramento genético deixa de ser feito em bases empíricas para usar como instrumento as melhores ferramentas que o conhecimento proporciona, que é avaliação do genótipo através do DNA.
Deixe seu comentário