logo RCN

Debate sobre prevenção de crimes na internet contra jovens reúne 700 pessoas em São Miguel do Oeste

  • - Unoesc São Miguel do Oeste

'Roda de Conversa: prevenção e combate a crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes'

       O encontro "Roda de Conversa: prevenção e combate a crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes" reuniu educadores, pais, jovens, policiais e servidores do Poder Judiciário no auditório da Unoesc São Miguel do Oeste, na última quarta-feira (7/8). Todos preocupados com o constante ataque a crianças e adolescentes pela internet. O evento apresentou três palestras com profissionais da área de investigação de crimes cibernéticos. A primeira região a receber o projeto, neste mês de agosto, foi o Extremo-Oeste.

        O encontro foi comandado pela desembargadora Rosane Portella Wolff que é coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os palestrantes da noite foram Ivan de Souza Castilho (Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC); Alesandro Gonçalves Barreto, delegado de Polícia Civil e coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e Rodrigo Nejm (diretor da Safernet Brasil). Os moderadores do evento foram Luciano Fernandes da Silva (juiz da comarca de Ponte Serrada) e Adriano Krul Bini (delegado de Polícia Civil São Miguel do Oeste).

        "Os crimes cometidos com uso da internet preocupam porque alguns jovens chegam a suicidar-se diante de uma exposição nas redes sociais ou de ameaças recebidas pela internet. Precisamos educar nossos jovens para que estejam conscientes das implicações possíveis a partir da utilização irresponsável da internet", ressalta a desembargadora. A Roda de Conversa é realizada por meio da parceria entre Ceij, Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) e Academia Judicial.

        Conhecer para se Proteger

        Durante o evento, foi lançado o projeto "Conhecer para se Proteger" que é fruto da união de esforços do Poder Judiciário de Santa Catarina, Polícia Civil e Secretaria Estadual de Educação. Nos próximos dias, o policial civil Ivan Castilho estará em São Miguel do Oeste para capacitar os educadores da rede estadual de ensino.

        A desembargadora explica que a ideia é iniciar o trabalho com professores que irão levar o conteúdo para os jovens em sala de aula. Entre os assuntos abordados estarão pornografia infantil, assédio sexual, ciberbullying, sexting e stalking, e demais sofridos e praticados pelo público infanto-juvenil. Em seguida, pais e demais envolvidos na rede de proteção receberão as palestras, inclusive alunos do 8º ano e do Ensino Médio que são o público-alvo do projeto.

        ?"Se não unirmos esforços para combater esses crimes que atingem nossas crianças e adolescentes, será uma guerra perdida. É preciso conhecer para prevenir", destaca Rosane. O projeto inicia de maneira experimental em São Miguel do Oeste com a intenção de replicá-lo nas demais regiões do Estado.?


?Elizandra Gomes

Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó

Acadêmicos de Fisioterapia desenvolvem cadeira de leito que beneficia pacientes internados na UTI Anterior

Acadêmicos de Fisioterapia desenvolvem cadeira de leito que beneficia pacientes internados na UTI

Mantida a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões de Bombinhas e Porto Belo Próximo

Mantida a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões de Bombinhas e Porto Belo

Deixe seu comentário