logo RCN

Educação

Capinzal lança Pacto alfabetização pela idade certa

 

Na manhã de quarta-feira, 20 de março, no auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer ocorreu o lançamento de Alfabetização pela Idade Certa, sendo um marco decisivo na busca pela qualidade da educação. O Pacto Nacional é um compromisso firmado envolvendo os governos: Federal, estaduais e municipais com várias medidas na educação, visando assim, a garantia de que todas as crianças estejam alfabetizadas e letradas até oito anos de idade.

A seguir as informações têm como fonte o site da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME (http://www.undimemg.org.br).

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: adesão dos municípios serve para garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas na idade apropriada é a meta. O objetivo é que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), apoie estados e municípios na implementação de medidas que possibilitarão o cumprimento desta meta. Para isso, serão instituídas ações de incentivo a alfabetização em língua portuguesa e matemática, apoio técnico e financeiro, além de promover avaliações sistemáticas.

Para começar, o MEC pretende criar um programa de formação e aperfeiçoamento de professores alfabetizadores, desenvolvido em parceria com universidades públicas. Os professores estarão munidos com material didático para dar suporte às aulas. Caso algum município já tenha algum programa relacionado ao Pacto, o governo continuará apoiando as iniciativas.

Para fazer parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é necessário que o município assine o termo de adesão se comprometendo com o objetivo do programa. O MEC criou uma espécie de cartilha com orientações para a adesão ao termo. São dois termos. Um referente à adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e outro referente às ações que serão implementadas.

No caso dos municípios que já têm ações voltadas a programas de alfabetização para crianças, não é necessário a assinatura do segundo termo. Isso porque, de acordo com o artigo 4º, da Portaria que institui o Pacto, “Os entes governamentais que aderirem ao Pacto e optarem por não participar das ações mencionadas por já desenvolverem programas próprios de alfabetização em seus sistemas de ensino poderão contar com apoio técnico e financeiro do MEC, por meio do Plano de Ações Articuladas – PAR, para implementação dos mesmos.” Vale lembrar que o processo de adesão é realizado pela internet, por meio do Simec.

A Mesa de Honra no lançamento do Pacto em Capinzal foi assim formada: prefeito, Andevir Isganzella; secretária de Educação, Cultura e Esportes, Seila Eliane Ribeiro; vice-prefeito, Wilson Luiz Farias; diretora de Ensino, Valquiria Moresco; coordenadora Local do Pacto, Izolete Riquetti; orientadoras de Estudos: Inês Baron e Rosângela Schuermann.

Segundo Seila, é uma responsabilidade muito grande de todos os educadores, sendo o de concretizar o sonho da Alfabetização na Idade Certa, pois lá na frente não precisaremos alfabetizar os adultos. Informou Seila de que o Pacto visa preparar o professor alfabetizador na condução da sala de aula, nos planejamentos e avaliações, traçando estratégias de ensino aprendizagem para alfabetizar crianças até oito anos de idade. Para tanto, se faz necessário o empenho de cada professor e de cada gestor escolar para que todos os pequenos capinzalenses tenham acesso a essa oportunidade. Nas palavras da presidente da República, Dilma Vana Rousseff, o objetivo maior do Pacto é a alfabetização pela idade certa para que se possa garantir a igualdade de oportunidade a todos os brasileiros.

Capinzal sob o comando da atual Administração Municipal é um dos municípios de Santa Catarina que está saindo na frente ao lançar o Pacto, pois Seila tem certeza que a responsabilidade maior está em sala de aula com os professores alfabetizadores, pois a Prefeitura através da secretaria de Educação estará dando suporte para tanto. “Já estamos atrasados em termos de país em relação a educação, pois agora a preocupa é em nível federal, sendo que a imprensa e instituições influenciaram sobre a solução do problema educacional”, assim se expressou Seila referente ao Pacto. Prosseguiu Ela, dizendo também ser uma briga de Capinzal para que as esferas federal e estadual olhem melhor a educação, pois o território capinzalense é referência por seus educadores: competência e capacidade.

O prefeito Andevir em seu pronunciamento, disse que esteve em Brasília no final do mês de janeiro, muito atento no discurso da presidente da República e do ministro da Educação, sendo que dentro do programa em combater a miséria, a preocupação do Governo Federal não é mais só dar a bolsa família, e sim, investir na educação. A meta é colocar nas creches as crianças de famílias carentes, pois lá na frente estas podem ter as mesmas condições de competitividade profissional com as de nível financeiro mais elevado. O segundo ponto de investimento é no Projovem, dando estudo e capacitação visando melhor perspectiva de vida. A terceira ação é o Pacto pelo Brasil Alfabetizado, atendendo crianças até oito anos de idade.  

 

Rosângela, Inês, Seila, Andevir, Farias, Valquiria e Izolete.

 

Auditório da Escola Viver e Conhecer recebe os professores alfabetizadores, os quais também ajudarão a alcançar o objetivo fundamental: alfabetizar na idade certa.

 

Meu Sindicato é Legal Anterior

Meu Sindicato é Legal

Ipiranga levanta Taça da 1ª edição da Copa União de Clubes de Capinzal Próximo

Ipiranga levanta Taça da 1ª edição da Copa União de Clubes de Capinzal

Deixe seu comentário